Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto foi campeão tanto na categoria masculina quanto na competição feminina; iniciativa recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe

No último fim de semana, entre 18 e 20 de agosto, foi realizada em Irati a Copa Paraná de Goalball, que contou com a participação de sete equipes na categoria masculina e seis agremiações na competição feminina.

As equipes do Instituto Roberto Miranda, de Londrina, fizeram bonito, tendo vencido tanto o torneio masculino quanto o feminino de forma invicta. A equipe masculina sagrou-se pentacampeã da competição com três vitórias em três jogos, marcando 30 gols e não sofrendo nenhum. Na final, os atletas londrinenses superaram o Adea, de Francisco Beltrão, por 10×0. Desde o lançamento da Copa Paraná, em 2018, o time venceu todas as edições do campeonato.

Já a equipe feminina, estreante nessa competição, visto que retomou as atividades no final de 2022, também fez uma campanha impecável, com três vitórias em três jogos, tendo marcado 32 gols e sofrido 11. Na final, após um primeiro tempo ruim em que estava perdendo por 4 x 1, o time conseguiu se reestruturar e buscou a virada, vencendo a equipe Maestro, de Curitiba, por 9 x 6.

A participação na competição além de trazer o título para as equipes de Londrina, também serviu de preparação para as disputas do Campeonato Brasileiro. A equipe masculina irá participar da Série A do Brasileiro de 23 a 30 de setembro, e busca melhorar o desempenho obtido no ano passado, quando terminou em 4º lugar. E a equipe feminina disputará o Campeonato Brasileiro – Série B entre os dias 23 e 28 de outubro, tendo garantido sua vaga ao conquistar o vice-campeonato do torneio Regional Sul deste ano. Ambas as competições nacionais serão realizadas em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Apoio – O projeto de goalball mantido pelo Instituto Roberto Miranda conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Enquanto a equipe masculina existe há 16 anos, o time feminino esteve em atividade entre 2007 e 2011, tendo interrompido seus trabalhos após esse período e retornado em 2022.

O treinador das duas equipes, Márcio Rafael da Silva, frisou que, além de promover a qualidade de vida, autoestima e valorização dos atletas, a prática do goalball tem proporcionado benefícios financeiros a eles.

“Por meio do patrocínio do Feipe, conseguimos oferecer remuneração a alguns participantes do projeto, e outros, tanto atletas quanto técnicos, recebem bolsas do projeto Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado do Paraná. Também destaco o apoio dos nossos outros parceiros, a rede Almeida Mercados e a Apetit Soluções em Alimentação”, afirmou. 

Regras da modalidade – Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo, e cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias, com o objetivo de balançar a rede adversária.

A bola, que tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.