Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) comemorou, na terça-feira, 10 de fevereiro, mais um ano de existência. Já são 59 anos que a entidade máxima do futsal paranaense atende e colabora com seus filiados para que o futsal do Estado do Paraná seja um dos melhores e um dos mais reconhecidos dentro do território brasileiro, sempre criando e organizando as competições mais disputadas do salonismo nacional.

O presidente da FPFS, Jesuel Laureano Souza, se pronunciou sobre a comemoração do 59º aniversário da entidade máxima do futsal paranaense e falou também da responsabilidade que é fazer do nosso futsal um dos melhores dentro do Brasil.

“Para nós é um orgulho muito grande e uma responsabilidade maior ainda comemorar esta data à frente da entidade, haja vista sua história no âmbito regional e nacional. História vitoriosa, carregada de conquistas e realizações. História feita por seus filiados e por todos àqueles que têm o futsal nas veias, amantes do esporte, torcedor inveterado que lota nossos ginásios, a mídia que acompanha e divulga nossos campeonatos. Que nos próximos anos, nossa entidade tenha ainda mais história para contar. Parabéns à Federação Paranaense de Futebol de Salão e parabéns à todos que querem e fazem do Paraná, o melhor futsal do Brasil”, declarou o presidente.

Trazido pelo radialista Milton Camargo Amorim, o futsal chegou ao Paraná em 1955 e, apoiado jornal Paraná Esportivo, foi organizada uma competição chamada de Torneio Aberto, que reuniu 33 equipes. Assim, os representantes das equipes, empolgados pelo sucesso da competição, decidiu então criar a Federação Paranaense de Futebol de Salão no dia 23 de janeiro de 1956 e, a fundação oficial aconteceu em 10 de fevereiro de 1956, na sede do jornal Paraná Esportivo.

Participaram da fundação da entidade máxima do futsal paranaense na oportunidade os dirigentes dos clubes Alvorada, Fiorentina, Jacarezinho, América do Sul, Bandeirantes, Atlético Irapuan, Atlético Paranaense, Atlético Paranaense Júnior, Pinguim, Senff, Coritiba, Água Verde, Senadinho, Gaviões Solitários, Palestra Itália e Terwal.

A partir daí, a FPFS passou por um processo de crescimento fundamental para que a modalidade se instalasse em todo o Estado e chegasse a potência que é nos dias atuais. O que contribuiu para tal crescimento foi a criação da primeira competição intermunicipal em 1969 e a criação da Taça Paraná quatro anos mais tarde. A partir de 1995, o futsal paranaense se consolidou de vez com a criação das Séries Ouro, Prata e Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal Adulto, que se tornou um dos melhores e mais disputados do Brasil.

Luiz Henrique Ferraz/Asimp/FFS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.