Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade tem como objetivo desenvolver o interesse dos alunos de escolas municipais pelo jogo e possibilitar a interação entre eles

A Escola Municipal Zumbi dos Palmares sedia amanhã (23) o 5º Festival de Xadrez das Escolas Municipais. O torneio vai reunir mais de 700 estudantes dos terceiros, quartos e quintos anos de 30 unidades escolares do Município. As partidas acontecem no período da manhã, das 8h45 às 11h, e à tarde, das 14h15 às 16h30. Ao final dos duelos, todos recebem uma medalha, simbolizando a participação no evento. O endereço é rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, Jardim Cristal.

O Festival é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem por objetivo promover a prática de jogos tradicionais junto às escolas.  O xadrez integra o conteúdo ministrado na disciplina de Educação Física e desenvolve habilidades motoras e cognitivas como memória, concentração e planejamento. Além disso, a prática é considerada um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com matemática, artes, história, geografia, entre outros conteúdos.

Segundo a profissional de apoio pedagógico da SME, Priscila Oliveira, a atividade lúdica faz parte do conteúdo pedagógico proposto pela Secretaria. “O xadrez sempre esteve no currículo assim como outros jogos populares. Ele integra a proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve a cognição, o raciocínio, tomada de decisões e favorece o aprendizado nas outras disciplinas. É um jogo de estratégia e exige que os participantes pensem bastante”, explicou.

Esta é a quinta vez que a SME promove o Festival. No ano passado, a Escola Municipal Moacyr Teixeira sediou o torneio, recebendo em torno de 550 alunos da rede municipal. O número de participantes aumenta progressivamente e cada vez as escolas e os alunos têm mais interesse em participar da iniciativa.

De acordo com Priscila, o evento incentiva a prática do jogo e oportuniza o relacionamento com colegas de outras instituições. “Nossa proposta é que o Festival desperte nos alunos o interesse pela prática do xadrez e promova momentos de lazer e atividades fora da escola. É uma chance de interagir com estudantes dos colégios de outras regiões e fazer amizades”, acrescentou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.