Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ideia é estabelecer metas para fortalecimento do esporte no País e definir o papel dos setores público, privado e entidades

O fortalecimento do esporte no País é a meta de um projeto de lei que buscará a criação do Sistema Nacional do Esporte. A matéria buscará definir o papel dos setores público, privado, e entidades como confederações e clubes, no incentivo e fomento às práticas esportivas. O ministro do Esporte, George Hilton, disse na quinta (28) que até setembro o governo enviará a matéria ao Congresso Nacional.

 “Será uma legislação nacional que determina o papel de todos os entes, um pacto federativo do esporte definindo qual será o papel da escola, de prefeitos, governadores, da União, das universidades, dos clubes, um pacto do setor público e privado”, disse ao participar de Comissão Geral na Câmara dos Deputados. 

Hilton acrescentou que o sistema tratará das fontes de fomento ao esporte.

O ministro disse que é preciso intensificar a prática esportiva e explicou que o sistema será uma política de Estado que evitará a descontinuidade das ações de incentivo e apoio ao esporte. “O Sistema Nacional do Esporte vai deixar no Brasil, a partir da sua aprovação, metas importantes que deverão ser cumpridas nos planos decenais”.

Segundo George Hilton, a principal base desse sistema será o desporto escolar. Ele disse que se reuniu com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e os ministérios trabalham em conjunto para fortalecer a prática da educação física nas escolas públicas. “A educação física é fundamental para o desenvolvimento humano e social dos brasileiros. A criança desenvolve habilidades importantes para a formação social, intelectual. A atividade física ensina a conviver em sociedade, superar desafios”.

Para a elaboração do Sistema Nacional do Esporte, o ministério fez uma pesquisa para traçar o panorama do esporte. O documento identifica obstáculos que dificultam o acesso ao esporte, as desigualdades regionais e o grau de desenvolvimento esportivo no país. Um grupo de trabalho foi criado em abril para elaborar o projeto que será encaminhado ao Congresso.

(Ministério do Esporte)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.