Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jogos Escolares do Paraná (JEPs) serão disputados de 22 a 31 de maio. 1.600 pessoas, entre treinadores e estudantes do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, são esperadas em Ibiporã nos dias do evento

Ibiporã sedia, de hoje (22) a 31 de maio, a segunda etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As partidas começam amanhã (23). Mil e seiscentas pessoas, entre treinadores e estudantes do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, são esperadas em Ibiporã nos dias do evento. Na fase regional participarão alunos atletas de 19 cidades da abrangência do NRE de Londrina. Além de Ibiporã, Marilândia do Sul, Rio Branco do Sul, Nova Prata do Iguaçu, Guarapuava, Pinhalão, Cantagalo, Alto Paraná, Palmital, Reserva, Umuarama, General Carneiro, Ivaiporã e Pato Branco também recebem esta etapa dos JEPs.

As modalidades disputadas serão basquetebol, handebol, futsal, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Com o objetivo de promover a inclusão, Ibiporã também receberá os alunos especiais da categoria ACD (Alunos com Deficiência), que participarão de disputas no atletismo e no futsal. Os ginásios de esportes Munhecão, do Jardim Pérola, Guinan, o Estádio Municipal (Campo Estrela), o Colégio Estadual Olavo Bilac e a sala da Secretaria Municipal de Esportes serão os locais das partidas. “Já está tudo pronto para recebermos os jogos. Empenhamos-nos para oferecer aos atletas e comissão organizadora toda a estrutura, conforto e segurança para a realização das competições”, afirma o secretário municipal de Esportes, Jayme Lino.

O município também sediará a fase macrorregional dos Jogos Escolares, de 24 a 28 de junho. As macrorregioanis são compostas pelas equipes dos alunos classificados em primeiro lugar nas modalidades coletivas por classe e sexo. Nas modalidades individuais terão garantidas suas presenças nas macros os dois primeiros colocados por prova, classe e sexo. Segundo Lino, por Ibiporã sediar a regional está automaticamente classificado para a macrorregional. “É a primeira vez que o município terá representantes em todas as modalidades, aumentando as chances de ir para a final dos JEPs”, explica o secretário.

Em sua 62ª edição, cerca de 80 mil estudantes participam dos JEPs, considerada a maior competição estudantil da América Latina.

Os JEPs são realizados em parceria entre as secretarias estaduais de Educação e do Esporte e do Turismo, com apoio das prefeituras municipais.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, ressalta a movimentação da economia local e o fomento ao esporte provocados pelo evento. "Sinto-me honrado por proporcionar aos ibiporaenses a oportunidade e assistir a um evento tão conceituado e significante como os JEPs. Teremos a oportunidade de mostrar o que Ibiporã tem realizado, movimentar o comércio local e fomentar a prática desportiva entre os mais jovens, área que tem recebido grandes investimentos da Administração Municipal, por meio da da reforma e construção de quadras, ginásios, Academias ao Ar Livre, realização de campeonatos de várias modalidades e projetos educativos", conclui o prefeito.

A programação pode ser conferida no site dos Jogos Escolares do Paraná: www.jogosescolares.pr.gov.br/.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.