Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento conta com a distribuição de uma muda de árvore nativa para cada participante. O principal objetivo é a promoção turística do parque e da cidade.

A prefeitura de Jaguariaíva e o Instituto Água e Terra (IAT) estão organizando um passeio ciclístico no Parque Estadual do Cerrado, no próximo sábado (18). As inscrições vão até esta quinta-feira e são gratuitas no endereço eletrônico do 1º Passeio Ciclístico #JaguariaívaTurística 2021. As vagas são limitadas para até 200 participantes.

O evento conta com a distribuição de uma muda de árvore nativa para cada participante. O principal objetivo é a promoção turística do parque e da cidade.

A partida será na Praça Isabel Branco e Silva, um ponto conhecido e tradicional da cidade de Jaguariaíva. O local foi inteiramente revitalizado e fica na porção alta da cidade, com grande importância histórica.

O Parque Estadual do Cerrado possui mais de 1,8 mil hectares e foi criado em 1992. “Além da beleza natural de cerrado, a Unidade de Conservação oferece trilhas aos visitantes, com um mirante para contemplar o cânion do Rio Jaguariaíva”, destacou o diretor de patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Ao fim das trilhas, é possível ter acesso à cachoeira do Ribeirão São Antônio, com formações naturais em rochas areníticas, corredeiras e pequenas quedas, além da cachoeira de 40 metros de altura.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, Sandra Negrini, o evento é chamado nas redes sociais de #jaguariaívaturística e tem o objetivo de destacar pontos turísticos relevantes do Paraná.

 “Em frente à praça, no local de partida, estão o centro administrativo da Prefeitura de Jaguariaíva e a Igreja Santuário Bom Jesus da Pedra Fria, a primeira capela erguida na colonização da região”, destaca.

Estrutura

O Parque Estadual do Cerrado conta com centro de visitantes, vigilância, banheiros e água, área de descanso e estacionamento. O passeio terá a duração de aproximadamente 2h30.

 “Dentro do Parque, os participantes percorrerão cerca de 1,5 km, ida e volta, passando pelo bioma de cerrado que a Unidade de Conservação abriga e os ciclistas levarão para casa uma muda de pitanga”, disse o chefe regional do IAT em Ponta Grossa, Ivan Loureiro.

As mudas são do Viveiro Florestal do IAT.

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.