Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu as cidades de Fortaleza (CE) e Londrina (PR) como as sedes das fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude 2015. A capital cearense será a sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, entre os dias 3 e 12 de setembro, enquanto a cidade paranaense receberá a etapa de 15 a 17 anos, entre 12 e 21 de novembro. Cada etapa reunirá mais de 6 mil pessoas, entre elas cerca de 4 mil jovens de todo o Brasil, para a maior competição esportiva escolar do país.

Essa é a terceira vez que Londrina sediará o evento, já que foi sede da etapa de 12 a 14 anos em 2014, e de 15 a 17 em 2009. “O sucesso da edição do ano passado foi determinante para levarmos os Jogos Escolares para Londrina novamente. O evento foi muito bem organizado e será uma grande felicidade realizá-lo novamente na cidade. Os Jogos Escolares da Juventude visam contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada edição avançamos e estabelecemos novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, afirma Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Sede do evento em 2010, Fortaleza também voltará a receber uma edição dos Jogos Escolares da Juventude. “A cidade de Fortaleza preencheu todos os requisitos exigidos pelo COB para organizar o evento. A vontade política e a capacidade hoteleira foram fundamentais para esta escolha. Será uma grande felicidade realizar o evento novamente na capital cearense. Estamos muito confiantes de que será um evento muito bem organizado e que todos os participantes terão as melhores condições a seu dispor”, explica Edgar Hubner.

Na edição de 12 a 14 anos estarão em disputa medalhas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento de 15 a 17 também terá 13 modalidades, sendo que o vôlei de praia entra no programa no lugar do badminton.

Além das competições, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Anualmente, os Jogos Escolares da Juventude contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Christian Dawes/Asimp/COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.