Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão realizados em Londrina, de 12 a 21 de novembro, os Jogos Escolares da Juventude (JEJs).   A cerimônia de abertura será no dia 12, no Moringão, e é aberta a todos os interessados. A partir das 17horas começam as apresentações do pré-show, e às 18horas a cerimônia oficial.

Londrina irá receber cerca de cinco mil visitantes. A equipe de trabalho e os participantes dos JEJs (atletas, técnicos e dirigentes) que vão desembarcar na cidade totalizam esse número. O evento reúne delegações de todos os estados do país na disputa de 13 modalidades.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Saiba mais sobre as modalidades dos JEJs

Basquete - Cada estado pode inscrever uma única instituição de ensino, com delegação entre oito e dez alunos-atletas e um técnico por gênero. Os jogos têm dois tempos de 20 minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo, realizados em quatro quartos de dez minutos cada. Em caso de empate, haverá um período extra de cinco minutos cronometrados ou quantos forem necessários até que haja um vencedor.

Na fase classificatória, os times são divididos em grupos e dentro de cada grupo todas as equipes se enfrentam. Em cada gênero, classificam-se quatro equipes para a fase semifinal. Na fase final, as decisões de 3º e 4º lugares e 1º e 2º lugares são disputadas, respectivamente, pelos perdedores e vencedores dos jogos realizados na fase semifinal.

Palavra do treinador

Treinador da equipe de basquete masculino – Bruno Lopes
“Essa equipe que vai representar Londrina nos Jogos de 2015 foi campeã estadual na edição de 12 a 14 anos de 2014. Apesar de termos a maioria dos meninos na faixa dos 15 anos e não na idade limite de 17, são meninos rodados, acostumados a disputar grandes competições de nível nacional. Sabemos que as dificuldades serão grandes, mas estamos preparados e vamos buscar o título para Londrina.”

Treinador da equipe de basquete feminino – Hamilton Azevedo
“Temos a base da equipe que disputou duas vezes seguidas os Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos na divisão A, como campeã do estado. Agora temos nosso terceiro JEJs seguido com essa equipe, mais o reforço de algumas atletas do sub-17. A intenção é figurar entre os quatro primeiros, e, uma vez atingido esse objetivo, ir buscar o título. O apoio da torcida será fundamental. É um evento muito importante com projeção nacional e grande visibilidade para as atletas.”

Elenco masculino: Caio Gouveia Madi, Eric Sussumo Shimabukuro, Gabriel Souza Malvezzi, Jamil Sacca Colognesi, João Pedro Ferruzzi Virijosque, José Bandeira Dichi, Julio Contier Dos Santos Moraes, Lucas Padilha Pires, Luiz Paulo Mohr Alves Colombo Cavalcante. Colégio Marista.    

Elenco Feminino: Aline Leal Fernandes, Amanda Luiza Alves Talaveira, Beatriz Honorio Bim, Brenda Eduarda Lima Santos, Daniela Maria Queiroz Neiva Tomasi, Giovana Maria Queiroz Neiva Tomasi, Maria Paula Canal Peres, Victória Custódio Filla e Vitoria Maria Santos Furlan. Colégio Londrinense.

Ciclismo - As competições de ciclismo foram incluídas nos Jogos Escolares em 2010, com três provas diferentes. Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero mais um técnico.
Todos os alunos-atletas podem participar das três provas: Contrarrelógio, 500m; Estrada individual, em circuito (50min + 2 voltas no masculino e 35min + uma volta, no feminino); e Prova de Critério

Palavra do Técnico

Sandro da Rocha – técnico da equipe de Ciclismo
“Nós estamos muito focados em conseguir bons resultados. Desde o meio do ano trabalhamos pensando nos Jogos Escolares. Temos um atleta no masculino que conquistou três medalhas no ano passado quando a faixa etária era de 12 a 14 anos, e que tem conseguido bons resultados em nível estadual em 2015. No feminino também estamos com um bom rendimento. Estamos preparando a equipe da melhor forma possível e acreditamos que temos boas chances de levar Londrina ao lugar mais alto do pódio.”

Elenco: Francisco Ferreira Da Silva Neto, Sandro Marcelo Da Rocha Junior, Julia Leal Siqueira e Thais Da Silva Barbosa. Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas e Escola Ética.        

Futsal - Cada estado pode inscrever uma única instituição de ensino, com delegação entre oito e dez alunos-atletas e um técnico por gênero. Os jogos são disputados em dois tempos de 20 minutos com cronômetro travado e com intervalo de cinco minutos. Nenhuma partida pode terminar empatada. Para o desempate, após o tempo regulamentar, são realizadas cobranças de cinco tiros livres diretos ao gol.

Palavra do Técnico

Johnny Lewis – técnico da equipe de futsal feminino
“Nós vamos para a competição com a intenção de buscar o título. Trabalhamos muito forte para chegarmos com condições. Treinamos duro todos os dias, em ritmo profissional e temos uma equipe muito forte. São quatro anos de projeto e quatro anos de grande dedicação de todos para buscarmos sempre o primeiro lugar nas competições que disputamos.”

Lincoln Kato – técnico da equipe de futsal masculino
“Nós estamos jogando competições importantes com essa equipe, o metropolitano, o campeonato paranaense. Eles estão em um ritmo forte de competição, jogam juntos faz anos. Essa mesma equipe já disputou uma fase final dos Jogos Escolares em Poço de Caldas na categoria até 14 anos, e agora tem a oportunidade de repetir essa experiência na categoria principal de 15 a 17 anos.”

Elenco feminino: Amanda Alves Da Silva, Gabriely Tavares Da Silva, Giovana Moreira Cappi, Isadora Maria De Oliveira, Jessica Celina Mendonça De Sousa, Leslie Carvalho Bello, Maria Luiza Naruska Pinheiro, Mayra Gabriela Vieira Lamim e Mikely Burque Avelino. Colégio Estadual Tsuro Oguido.

Elenco Masculino: Caio Henrique Bacarin Dos Santos, Emanuel Meneguzzo Da Silva, Fernando Antonio Camargo Bernardi De Araujo, Gabriel Felipe Araujo, Gustavo Sueji Hossaka Carlos, Joao Pedro Alves Bomansour, Lucas Merighi De Mello, Lucca Pinelli, Marcelo Ramos Elias e Vitor Trigueiros. Colégio Londrinense.    

Handebol - Cada estado pode inscrever uma instituição de ensino, com delegação formada entre 10 e 12 alunos, e um técnico por gênero. Os jogos têm duração de 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo. Os jogos não podem terminar empatados.

Caso no tempo normal isso ocorra, há prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate, uma primeira rodada de três cobranças de sete metros é realizada. Se não desempatar, haverá uma segunda rodada de três cobranças de sete metros, mas com outros atletas. Se ainda assim o placar continuar igual, serão adotadas cobranças alternadas.

Palavra do Técnico

Magda Dutra – técnica da equipe de handebol masculino
“Temos muitos atletas que vão disputar uma competição de nível nacional pela primeira vez. É uma equipe jovem, mas que está muito motivada. Todos estão dando seu melhor nos treinos. Nós temos alguns problemas de lesão que aconteceram com nossos atletas, mas faremos o nosso melhor. A expectativa é muito boa para os Jogos Escolares.”

Elenco Masculino: Caio Henrique Casagrande Luiz, Gabriel Pedrao Feliciano, Gabriel Trigueiros, Guilherme Henrique Tiepo Alves, João Vitor Liachi Cobianchi, Kleysson Marcelo Da Silva, Lucas Renan Da Silva Arcini, Luis Guilherme Da Silva, Matheus Allan Beluco, Paulo Augusto Mariano De Faria, Pedro Luis Araujo Volpato e Thomaz Gregori Luiz. Colégio Londrinense.     

Judô - A competição é disputada em dois torneios: equipes e individual. Cada delegação pode inscrever oito alunos-atletas e dois técnicos para ambos os gêneros, sendo um aluno-atleta por categoria de peso e gênero.

Nos torneios individuais as oito categorias de peso são assim denominadas: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. O torneio por equipes pode ser disputado por equipes com um mínimo de três alunos-atletas inscritos. Em ambos os torneios, cada confronto tem a duração de quatro minutos. Caso seja necessário, o tempo de Golden Score é de dois minutos.

Kamila Grandolfi – técnica da equipe de Judô

Elenco: Ana Carolina De Paula Scombati, Alice Murai Sakuray, Isabella Mara Leite Fortes, Letícia Mologni Kawazoe, Cristye Trindade Vilas Boas, Vinicius Urias Cordeiro, Breno Shizuki Camargo Kawazoe, Gustavo Avila De Oliveira, Lucas Mologni Kawazoe, Juan Guilherme Gomes, Guilherme Bortotti Bis, Guilherme Carvalho Ito e Mateus Tetsuo Fujita.    

Natação - Cada estado pode inscrever oito alunos-atletas por gênero, sendo dois por prova e uma equipe no revezamento. Cada atleta pode participar de até três provas individuais e dos revezamentos.

Palavra do técnico

Vinícius Carvalho – técnico da equipe
“Nós estamos nos preparando desde o começo do ano para essa competição. Quando vimos que teríamos essa oportunidade já começamos a nos empenhar para representar bem Londrina. É a primeira competição nacional dos nossos atletas, mas o fator casa pode ser decisivo nos Jogos.”

Elenco: João Gabriel Gonçalves Marianowski, Atílio Felipe Olegini Da Silva e Verônica Ribeiro.        

Tênis de mesa - Cada estado pode inscrever dois alunos-atletas por gênero para todas as categorias e somente um técnico para ambos.
As competições acontecem em torneios individuais e por equipes por gênero.
Na fase classificatória, os jogos são realizados em melhor de três sets de 11 pontos cada. A partir das oitavas de final, até a final, são melhor de cinco sets de 11 pontos cada, nas competições por equipes e nas individuais.

Palavra do técnico

Rosa Yano – coordenadora da equipe
“Todos os atletas treinaram bastante durante o ano, participaram de etapas estaduais e no caso da Bruna Santana participou de etapas nacionais, onde já conheceu alguns dos atletas que estarão representando outros estados nos Jogos Escolares em Londrina. Será uma ótima oportunidade participar dos Jogos para conhecer atletas do Brasil todo e por em prática tudo o que puderam treinar durante este ano de 2015.”

Elenco: Bruna Eduarda De Jesus Santana, Thais Schreiner De Oliveira, Lucas Jun Watanabe e Thiago Kazuhiro Kushima.        

Vôlei - Cada escola representante de cada estado pode inscrever de nove a 10 alunos-atletas e um técnico por gênero. Na fase classificatória, os jogos são disputados em melhor de três sets, sendo os dois primeiros sets de 25 pontos e o 3º set, se necessário, de 15 pontos.
Nas fases semifinal e final, os jogos são realizados em melhor de cinco sets. As regras são as mesmas adotadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e as alturas das redes são de 2,24m no feminino e 2,43m no masculino.

Palavra do técnico

Ronivaldo Marques - técnico das equipes de vôlei feminino e masculino
“Os Jogos Escolares da Juventude são uma competição muito difícil. Sabemos que muitas escolas investem forte para montar suas equipes, montam verdadeiras seleções. Nós vamos aproveitar essa oportunidade de poder participar de uma competição com um nível tão forte. Isso vai dar uma experiência importante para os meninos e as meninas, colabora demais na formação dos atletas. É com jogos de competição que eles evoluem. Vamos tentar representar Londrina da melhor maneira. Nossas equipes são compostas por atletas novos e os Jogos serão importante para que eles venham mais forte para os próximos anos.”

Elenco feminino: Andressa Karen Pascoalinotto, Cibele Cristine Rodrigues, Gabriela Mrtvi Kieski, Geovanna Soares Leal, Ingrid Maressa Garcia Lopes, Rafaela Cassia Souza Campos, Rafaela De Freitas Izabel, Samara Vicente Rissi, Thais Martins e Vitoria Yumi Omori Nicácio. Colégio Estadual Marcelino Champagnat.

Elenco Masculino: Allyson Costa De Aquino, Fernando Henrique Oliveira De Deus, Kaique De Oliveira Silva, Leonardo Felipe De Sousa, Lucas Dos Santos Valles Cardoso, Lucas Moreira Dos Santos, Lucas Pierini, Lucas Vicoso Duraes, Lucas Vieira Dutra e Rafael Maciel Carvalho. Colégio Estadual Marcelino Champagnat.    

Vôlei de Praia - Cada estado pode inscrever um técnico e até duas duplas, sendo uma no masculino e uma no feminino. Na fase classificatória as duplas são divididas em grupos, enquanto as fases seguintes acontecem em eliminatória simples, de acordo com a quantidade de inscritos.
A altura da rede é de 2,24m no feminino, e 2,43m no masculino. As partidas são disputadas em melhor de dois sets vencedores, sendo os dois primeiros de 21 pontos, e, em caso de empate, um terceiro de 15, sempre com diferença mínima de dois pontos para encerrar o set.

Palavra do Técnico

Ivomary Missaka – técnica das equipes vôlei de praia masculino e feminino

“Estamos treinando forte todos os dias, tanto no masculino quanto no feminino. As meninas têm mais experiência que os meninos, já disputam competições nacionais, como o circuito do Banco do Brasil, então esperamos buscar os primeiros lugares entre as meninas. Já os meninos são mais novos e terão a primeira experiência em um torneio desse nível, mas podem surpreender. Todos estão muito empolgados e estamos com boas expectativas.”

Elenco feminino: Rafaela Cássia Souza Campos e Vitoria Yumi Omori Nicácio. Colégio Estadual Marcelino Champagnat.

Elenco Masculino: Gustavo Brugnaro De Oliveira e Wellington Vinicius Batista. Colégio Albino Feijó Sanches.

Xadrez - Cada estado pode inscrever um aluno/atleta por gênero e um técnico. A competição tem o tempo de jogo de 61 minutos para cada aluno-atleta. O sistema de disputa é o suíço, com emparceiramento em cinco rodadas em ambos os gêneros.
Como pontuação, são adotados os seguintes critérios:
• Vitória - 1 ponto
• Empate - 0,5 ponto
• Derrota – zero

Palavra do técnico

Maria Regina Silveira – técnica da equipe de Xadrez
“As expectativas para os Jogos Escolares da Juventude são as melhores já que estamos com fortíssimos representantes londrinenses na modalidade. O Vitor é bicampeão dos Jogos da Juventude e décimo colocado no ranking pan-americano, a Catarina é tetracampeã paranaense e campeã brasileira 2015. Eles vão entrar na competição para buscar o título para Londrina.”

Elenco: Catarina Braga Silveira e Victor Hugo Trelha.

N.Com/FEL/COB
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.