Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento vem ampliando a participação e se fortalecendo a cada ano; de 2017 para 2024, a quantidade de inscritos quase dobrou

Uma das competições esportivas mais importantes da cidade para estudantes, integrando crianças e adolescentes em várias modalidades disputadas, os Jogos Escolares de Londrina (JELs) terão ampla participação em 2024. O número de inscritos no evento anual é o maior em mais de uma década de edições, contando com 53 unidades escolares, 183 equipes e cerca de 2 mil participantes, entre alunos e professores.

Neste ano, as atividades dos JELs estão programadas para ocorrer de 15 a 26 de abril, em vários ginásios e espaços da cidade, com jogos de basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Participarão escolas da rede pública estadual e privada de ensino.

Somente desde 2017, quando teve início a gestão do prefeito Marcelo Belinati, até a presente edição (2024), a quantidade de colégios, equipes e participantes inscritos nos JELs praticamente dobrou. Naquele ano, foi registrada adesão de 32 unidades escolares, 89 equipes e 1.063 alunos e professores envolvidos. Já em 2023 o evento recebeu 38 inscrições de escolas, totalizando 110 equipes e 1.100 participantes. Em 2020 e 2021, o evento não foi realizado por conta da pandemia de Covid-19.

Na fase municipal dos Jogos Escolares de Londrina 2024, classificatória para a regional dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), as disputas irão ocorrer nas categorias A, para a faixa de 15 a 17 anos, e B, para alunos de 12 a 14 anos. Recebem as atividades os ginásios do Moringão, Unopar, Unifil, Colégio Vicente Rijo, Colégio Londrinense, Lar Anália Franco, além do Ginásio do Jardim Bandeirantes e o Aterro do Lago Igapó.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, celebrou a adesão expressiva para a edição 2024, mobilizando escolas de todas as regiões da cidade em um grande e tradicional evento. “Nós, da FEL, ficamos muito felizes e orgulhosos em ver tamanha movimentação para essa competição que é tão importante para os jovens da nossa cidade. A ampliação na participação vem ocorrendo ano após ano, o que nos motiva para que o evento se fortaleça ainda mais nas próximas edições. É um trabalho de presença efetivo que soma esforços dos professores e equipes gestoras das escolas de Londrina, juntamente com o Núcleo Regional de Educação e o Governo do Paraná”, destacou.

Oguido frisou que é uma honra para a Fundação de Esportes poder colaborar para a realização dos Jogos, que mostram um nível alto de disputas e ajuda a revelar talentos. “A competição é muito equilibrada e, como sempre ocorre, aqueles que se sagrarem vencedores da fase municipal certamente irão representar bem a cidade nas etapas posteriores, regional e estadual”, apontou.

A iniciativa é uma organização em conjunto pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) e Governo do Paraná, via Secretaria de Estado do Esporte. Os regulamentos e notas oficiais dos Jogos Escolares de Londrina estão disponíveis para acesso no site da Fundação de Esportes.

Congresso técnico dos JELs 

Hoje, 1º, será realizado o congresso técnico dos Jogos Escolares de Londrina 2024, às 14h, na Sala de Reuniões da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), cuja sede fica localizada no Ginásio Moringão. O endereço é rua Gomes Carneiro, 315, Centro.

Segundo o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, este encontro reunirá comissões representantes de cada colégio inscrito, a fim de alinhar os cronogramas previstos, definir detalhes e fazer as adaptações necessárias para finalizar a organização, contemplando todos de forma justa. “Convidamos todos para que compareçam, os representantes serão ouvidos e terão voz. A ideia é receber as solicitações e ajustar a programação dos jogos, sobre locais, dias e horários das competições. O evento técnico é parte importante para a montagem final das tabelas e agendas, depois isso tudo é publicado e o evento tem início”, informou.

Santos adiantou que um dos pontos em pauta será a data do evento, que poderá ter seu início antecipado para o dia 8 de abril. “Devido ao grande número de inscritos em 2024, acima das expectativas, essa é uma ideia para expandir o período dos jogos, agilizar e facilitar a participação de todas as equipes envolvidas”, pontuou.

Progressão nos JELs dos últimos anos:

2017

32 colégios

89 equipes

1.063 participantes (alunos /  professores)

2018

39 colégios

102 equipes

1.193 participantes (alunos /  professores)

2019

40 colégios

132 equipes

1.447 participantes (alunos /  professores)

2020 – Pandemia

2021 – Pandemia

2022  – Pós-pandemia

31 colégios

79 equipes

1.000 participantes (alunos /  professores)

2023

38 colégios

110 equipes

1.100 participantes (alunos /  professores)

2024

53 colégios

183 equipes

2.000 participantes (alunos /  professores)

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.