Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), etapa para alunos-atletas com idade entre 12 a 14 anos, que acontecem em Apucarana, norte do Estado, definiu até agora 28 campeões, entre as modalidades de judô, xadrez, atletismo e badminton, e 30 classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. As competições, iniciadas no último sábado, dia 17, seguem até 25 deste mês. Mais de 4 mil pessoas de 291 municípios, entre atletas, professores, dirigentes e técnicos desportivos participam desta fase final dos JEPs.

Durante os nove dias de competições, 14 modalidades serão disputadas (atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica (GR), handebol, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, xadrez, vôlei de praia, badminton e judô – estas últimas três já finalizadas), das quais sairão classificados para os Jogos Escolares da Juventude, de 3 a 12 de setembro, em Fortaleza (CE).

Vale lembrar que somente serão classificados para a etapa nacional os campeões das modalidades coletivas; os campeões nas provas individuais de atletismo e natação; os dois atletas com maior pontuação no ciclismo; o campeão e vice na prova individual do badminton e tênis de mesa; as quatro primeiras colocadas de acordo com a pontuação nas provas de GR; somente o campeão em cada categoria do judô; os campeões da prova do xadrez rápido e os campeões em cada categoria da luta olímpica (esta, por sua vez, não realizada nesta edição por ter apenas um atleta inscrito em cada categoria).

De acordo com o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, que participou da abertura do evento na última sexta-feira, dia 17, ao lado de autoridades locais e da ex-ginasta Daiane dos Santos, os JEPs “são a melhor ferramenta para andarmos na mesma direção e ajudarmos a tirar o melhor das pessoas”.

Medalhas

As modalidades individuais de judô e xadrez foram as primeiras a distribuir medalhas. Na classificação geral do judô, naipe feminino, o Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba, garantiu a liderança com 31 pontos. No masculino, a primeira colocação ficou com o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, com 47 pontos. No xadrez, a campeã da categoria rápido, única prova que vale vaga para a etapa nacional, naipe feminino, foi Francielle Naomi Mada, 13 anos, do Colégio Estadual Emilio de Menezes, de Japurá, que venceu todas as partidas que jogou. No masculino, a vitória foi de Ivan Kauelkamp Silveira, 13 anos, do Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas.

Apesar das competições de atletismo terminarem nesta terça-feira, dia 21, a modalidade já consagrou alguns de seus campeões que devem representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude. Na categoria Lançamento do Disco (1Kg) feminino, Caroline Elias de Almeida, do CE Tancredo Neves, de Medianeira, atingiu a maior marca, com 33,14m, e segue para o nacional. Todos os resultados podem ser conferidos no site oficial dos Jogos Escolares do Paraná (www.jogosescolares.pr.gov.br).

Badminton e Vôlei de Praia

Nesta segunda-feira, dia 20, foi a vez de Badminton e Vôlei de Praia finalizaram suas disputas. No badminton, que classifica campeão e vice no individual para o nacional, todos os classificados dos naipes masculino e feminino foram do Colégio Dário Vellozo, de Toledo. O ouro ficou com Thainara Lourenço Vasconcellos e a prata com Isabelle Cristina Simão. No masculino, a medalha dourada foi para Willian Guimarães e a de prata com Rafael Gustavo de Faria.

Na classificação final do vôlei de praia feminino, o Colégio Imaculado Coração de Maria garantiu o lugar mais alto do pódio. No masculino, foi o Colégio Estadual Leonel França. Vale lembrar que, apesar da vitória, a categoria B de vôlei de praia não prevê participação nos Jogos Escolares da Juventude, uma vez que a modalidade não é disputada na etapa nacional da categoria B.

As modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol conhecerão seus campeões apenas no dia 25, último dia de competição.

As modalidades de ginástica rítmica e ciclismo entram em cena a partir de hoje, 23, e seguem até sábado, dia 25. A GR terá competições a partir das 14h30, na Escola Municipal Vida Nova (CAIC), e o ciclismo no Lago Jaboti, a partir das 9h. Já natação terá início na sexta-feira, dia 24, a partir 9h, no Complexo Esportivo São José.

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

Confira abaixo a relação dos alunos-atletas que já garantiram vaga para os Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza:

JUDÔ

Feminino

Super-ligeiro (-36Kg)

Laura Ayumi Soken – C Bom Jesus – Curitiba

Ligeiro (-40Kg)

Maria Heloisa S. Candiotto – CE Dr. Marins Alves de Camargo – Paranavaí

Meio-leve (-44Kg)

Maria Eduarda M. da Silva – C N Sra. do Rosário – Curitiba

Leve (-48Kg)

Hevelyn Amado – C Técnico Industrial – Araucária

Meio-médio (-53Kg)

Bruna Flores Bereza – CE Tatuquara – Curitiba

Médio (-58Kg)

Sara V. Taborda Santos – CE Tatuquara – Curitiba

Meio-pesado (-64Kg)

Bianca de M. L. Araújo – C Platão – Maringá

Pesado (+64Kg)

Ana Clara C. Paesani – C Aliança – Guarapuava

Masculino

Super-ligeiro (-36Kg)

Joelson V. P. de L. Junior – CE Tatuquara – Curitiba

Ligeiro (-40Kg)

José Ubirajara Luiz P. JR – CE Maria Gai Grendel – Curitiba

Meio-leve (-44Kg)

Pedro Cruz Capriotti – C Bom Jesus – Curitiba

Leve (-48Kg)

Jhonathan Elias Machado – CE Antonio Dorigon – Pitanga

Meio-médio (-53Kg)

Arthur Seidel Matsuda – C Bom Jesus – Curitiba

Médio (-58Kg)

Lucas H. S. Lemanczuk – Associação Educativa Stella Maris – Curitiba

Meio-pesado (-64Kg)

Andre Nicola K. Donomai – CE Marilis Faria Pirotelli – Cascavel

Pesado (+64Kg)

Vitor Hugo L. – EE Ulysses Guimarães – Foz do Iguaçu

XADREZ RÁPIDO

Feminino

Francielle Naomi Mada – CE Emilio de Menezes – Japurá

Masculino

Ivan Kauelkamp Silveira – CE Nereu Ramos – Manoel Ribas

ATLETISMO REGULAR

Feminino

Lançamento de disco (1Kg)

Caroline Elias de Almeira – CE Tancredo Neves, Medianeira

Pentatlo (80m com barreiras, arremesso do peso, salto em altura, 800m e salto em distância)

Camila Cristina de Almeida de Amaral – CE Tancredo Neves, Medianeira –

1.000m rasos

Taina Beatriz Antunes – CE de Campo Mourão, Campo Mourão, com a marca de 3.23.26

Masculino

1.000m rasos

Wesley da Silva Batista Pereira – EM Prof. Carlos Costa Branco, Londrina

75m rasos

Leonardo de Oliveira Silva – CE do Campo Centrão, Querência Norte

1000m rasos

Wesley D. S. Batista Pereira – EM P. Carlos C. Branco, Londrina

80m com barreiras

Gustavo de Souza Pagani – CE João de Faria Pioli, Maringá

Arremesso do Peso (4Kg)

Vitor Gabriel Motin – CE Pres. Abraham Lincoln, Colombo

BADMINTON INDIVIDUAL

Feminino

1º Thainara Lourenço Vanconcelos – CE Dário Vellozo, Toledo

2º Isabelle Cristina Simão – CE Dário Vellozo, Toledo

Masculino

1º Willian Guimarães – CE Dário Vellozo – Toledo

2º Rafael Gustavo de Faria – CE Dário Vellozo – Toledo.

Asimp/SEET

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.