Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As disputas do judô pela fase final dos 62º Jogos Escolas do Paraná (JEPs), categoria B (12 a 14 anos), chegaram ao fim neste domingo, dia 19, em Apucarana, norte do Estado. Ao todo, 16 alunos-atletas de 12 estabelecimentos de ensino do Paraná garantiram participação nos Jogos Escolares da Juventude, que será disputado entre os dias 3 a 12 de setembro, em Fortaleza. Na classificação geral, naipe feminino, o Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba, garantiu a liderança com 31 pontos. No masculino, a primeira colocação ficou com o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, com 47 pontos.

Durante os dois dias de competição (18 e 19/07), passaram pelos três tatames, montados no Ginásio de Esportes Paulo Roberto de Almeida, do Colégio Estadual Nilo Cairo, 175 alunos-atletas entre os naipes feminino e masculino. As lutas ocorreram em seis categorias: super-ligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.

Bianca Araújo, 13 anos, do Colégio Platão, de Maringá, e Nicolas Donomai, 14 anos, do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, de Cascavel, receberam a premiação de aluno-atleta destaque da modalidade.

Para o professor e coordenador de rendimentos da Federação Paranaense de Judô, Celso Takeshi Ogawa, que treina Bianca, os jogos escolares podem ser visto como uma vitrine para descoberta de novos talentos. “Além de estarmos com nossos alunos, estamos aqui para observar, quem sabe arrastar um aluno com potencial para treinar mais forte. Isso pode acontecer, principalmente para nós, professores, que também temos academias”, explicou Ogawa.

A forma democrática de realização dos jogos escolares também foi lembrada por Ogawa, uma vez que possibilita a alunos dos quatro cantos do Paraná, de todas as classes sociais, a participação. “Um evento como este é bancado pelo Governo do Estado, com alimentação, traslado, alojamento. Aquelas crianças têm que dificuldades financeiras para ir para competições de federações, por exemplo, aqui tem oportunidade de participar mais facilmente”.

Dedicação e chuva de ippons

Não faltam histórias de superação e dedicação nos tatames. Bianca Araújo, que estreou nesta edição dos jogos escolares, enfrentou Kethlyn dos Santos, do Colégio Vicentino São José, de Curitiba, em uma luta difícil na final. A maringaense começou perdendo por um wazari. “Foi um desespero”, disse a aluna-atleta, que conseguiu virar com um yuko e um wazari, para alegria dela e do técnico Ogawa.  Segundo ele, Bianca tem evoluído rapidamente. Apenas em 2014, ela cresceu 12 cm, o que levou o técnico a ter que fazer um trabalho de fortalecimento muscular. “Quando se cresce muito, nem sempre a musculatura acompanha, e temos que cuidar para evitar lesões.”

Bianca Araújo, que quer cursar educação física, luta há 8 anos e sonha em garantir uma vaga na seleção brasileira e disputar o pan-2020. Para ela, o judô é uma forma de disciplina, de garantir boa forma física. “Um esporte que cria força, onde fazemos amizades dentro do tatame”, e acrescenta que nos jogos escolares “é uma forma muito legal de representar seu colégio”.

Ogawa lembra que “não adianta pensar só no esporte, mas também no estudo. Uma hora o esporte vai parar e a profissão vai continuar. Tem que estudar”, conclui.

Nicola Donomai, do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, de Cascavel, não economizou nos ippons e venceu Matheus Vitorino Manzini, do Colégio Estadual do Parque Itaipu na final da categoria meio-pesado (-64Kg). Em todas as lutas disputadas, venceu por ippon. O jovem destaque começou no judô ainda pequeno sendo treinado desde então pelo pai, também judoca. Nicola já conquistou neste ano a seletiva paranaense e o segundo lugar do sul-brasileiro, e é direto: “Meu pai é minha inspiração”.

Bambam!

O apelido não é por acaso. Vitor Hugo, mais conhecido como Bambam, 14 anos, da Escola Estadual Ulysses Guimarães, conquistou o ouro da categoria pesado após enfrentar Raisson Czelusniak. Bastou apenas sete segundos para conseguir encaixar um ippon e correr para o abraço. Apesar da rápida, vitória, Bambam não subestima os oponentes: “esperava que seria mais difícil. Já fiz três finais de campeonatos com o Raisson e ele é muito forte, é mais novo do que eu e tem a mesma força”. Após a vitória, Bambam não segurou as lágrimas ao abraçar o técnico Josmar Couto. “Eu o parabenizei pelo esforço e disse que tudo o que eu tinha cobrado dele neste último ano, últimos dias, era para ele chegar naquele momento e conseguir aquele resultado”, contou Josmar.

Bambam começou a treina judô por causa do irmão, que queria praticar um esporte para lutar contra a obesidade. “Comecei a treinar com ele há cinco anos e hoje estou aqui”. Tricampeão paranaense de judô e agora campeão dos JEPs, Bambam não é ouro somente no esporte. De família humilde de Foz do Iguaçu, nem mesmo dificuldades financeiras derrubam o jovem judoca, que se emociona quando fala dos pais: “eles me ajudam do jeito que podem. Mesmo sem dinheiro eles dão um jeito. Não é fácil, mas meus pais me apoiam muito. Amo eles”, declarou.

Top do Judô nos JEPs

Na classificação geral, naipe feminino, o Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba, garantiu a liderança com 31 pontos, somando duas medalhas de ouro, nas categorias meio-médio e médio, e um 7º lugar no meio-ligeiro. Já no masculino, a primeira colocação ficou com o Colégio Bom Jesus, de Curitiba, com 47 pontos, sendo duas medalhas de ouro, nas categorias meio-leve e meio-médio, dois terceiros, no super-ligeiro e médio, e um 5º lugar no super-ligeiro.

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

Confira todos os resultados

http://www.jogosescolares.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/classificacao_individual_jogos_escolares2014.pdf

Ana Paula Junqueira/COM/SEET

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Foto: Leila Nunes

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.