Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pelo placar de 39 a 23, a equipe londrinense faturou o título em casa e levantou seu primeiro troféu em campeonatos; time conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe

De forma inédita, em uma finalíssima com muito suor, entrega e emoção, o time do Londrina Bristlebacks sagrou-se campeão do Pinhão Bowl 2022, no último sábado (2), no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina, após derrotar o Cascavel Olympians pelo placar de 39 a 23. Essa é a primeira vez que a equipe londrinense conquista um título em sua história, tendo sido também a primeira decisão oficial disputada. Neste ano, o torneio, em sua quarta edição, teve a cidade sediando as fases semifinal e final.

Antes de erguer o troféu, o Londrina havia batido, na semifinal (playoffs) o Guardian Saints, da capital Curitiba, por 34 a 9, também no VGD. A equipe é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), com recursos viabilizados pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Diante da torcida, o título teve sabor especial, após um duelo emocionante. Quem iniciou melhor a partida foi o time do oeste do estado, que conseguiu marcar um touchdown em cima dos londrinenses logo no primeiro quarto de jogo. Com defesa sólida, o Cascavel Olympians neutralizava os ataques do Londrina e ampliava ainda mais o marcador.

O time da casa começou a recuperar as ações na fase final do primeiro tempo, conseguindo virar o jogo após o intervalo, após a defesa ter se acertado e o ataque passar a ser mais efetivo, aproveitando bem as oportunidades.

Segundo o atleta e atual presidente do Londrina Bristlebacks, João Emílio Moreira, a sensação de conquistar o título inédito jogando em casa foi espetacular, com direito a amigos e familiares apoiando o time e prestigiando o evento. “Ser campeão foi incrível. Os duelos foram muito difíceis para o time, o que torna a conquista mais valorosa. Mais gratificante ainda, é quando temos atletas com cerca de dez anos de esporte podendo levantar seu primeiro título na modalidade, extravasando tudo o que guardaram nesses anos. E, também no elenco, contamos com atletas que possuem menos de um ano de time e já vivenciando essa experiência tão maravilhosa. Todos estão de parabéns e muito contentes”, celebrou.

Moreira falou mais sobre a grande decisão. “Foi uma final de alternância entre as duas equipes. Como trata-se de um jogo de muita estratégia, com várias adaptações ocorrendo a todo momento, as ações mudam repentinamente, e foi o que aconteceu entre Londrina e Cascavel. Foi realmente um jogaço bonito de assistir, e tivemos a imensa felicidade de aproveitar os bons momentos, minimizar os aspectos negativos e equilibrar o rendimento para garantir a vitória”, disse.

Para o atleta, o troféu para o Londrina Bristlebacks é fruto de muito trabalho e dedicação, tendo sido uma demonstração do potencial do time e de cada jogador. “Faturar o Pinhão Bowl para Londrina mostra o quanto evoluímos nos últimos anos. Todas as pessoas envolvidas são peças importantes nesse resultado, diretores, técnicos, familiares e amigos. Muitas vezes há treinos à noite no meio de semana, em domingos, onde é preciso deixar de estar em eventos com a família para se preparar, vários atletas viajando muitos quilômetros, preparação de treinos, escalação de atletas e afins. E também a organização de excursões dos jogos e eventos, suporte no banco de reservas, recepção e atendimento ao público, manutenção dos vestiários para receber a equipe visitante e comissão de arbitragem, entre tantos outros”, contou.

Outro jogador campeão do Londrina, Victor Mendonça da Silva, que atua na posição Tight End, relatou como foi a experiência de levantar o caneco pela primeira vez com o Bristlebacks. Ele joga no time desde 2012, e também atua na comissão técnica, desde 2014. “Sem dúvida, a emoção foi gigantesca. Lá atrás, quando decidimos nos tornar um time competitivo, o sonho sempre foi de alcançar expressão estadual, e, agora, quem sabe até nacional. A conquista traz consigo muita história e trabalho duro de todos os envolvidos. A expectativa era de uma boa campanha, tivemos partidas duríssimas que colocaram à prova todos nós, situações adversas, alegrias e tristezas nas vidas dos atletas. Isso tudo serviu para desenvolvermos maior resiliência e superarmos os desafios, essa bagagem foi essencial para virarmos o jogo final e conquistarmos o tão sonhado título”, detalhou.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, contou que o resultado do Londrina Bristlebacks fortalece uma modalidade que vem crescendo no Brasil e também na cidade. “O futebol americano está ganhando espaço, cativando mais espectadores e também atletas praticantes. O título do Londrina é sensacional, garantindo mais uma conquista importante para valorizar todo o trabalho dos atletas e comissão técnica. O nível de comprometimento dessa equipe é muito alto e isso também nos motiva enquanto gestores do esporte municipal, batalhando para ampliar recursos e apoios às diferentes modalidades. É gratificante e motivo de enorme alegria esse título inédito para Londrina”, comemorou.

Após o título, o Londrina Bristlebacks agora inicia a preparação para o Campeonato Brasileiro, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). O time local está no Grupo B da chamada Divisão de Acesso D2, juntamente com o Campo Grande Cowboys, Sorocaba Vipers e São Paulo Storm.

Incentivo do Feipe

De acordo com o atleta e atual presidente do Londrina Bristlebacks, João Emílio Moreira, o patrocínio do Feipe à equipe é fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Esse incentivo já existe há alguns anos e ajuda bastante o time com o pagamento de taxas diversas, custeio de materiais, uniformes e outros aspectos. O Feipe é muito importante para o esporte local e para o crescimento do futebol americano na cidade. Queremos continuar utilizando bem este incentivo, de forma competente e transparente, e buscando agora aprimorar mais a nossa estrutura. Agradecemos muito por esse apoio e vislumbramos outros sonhos e objetivos. Temos muito trabalho pela frente e queremos evoluir”, destacou.

As partidas do Pinhão Bowl integraram a agenda dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN’s), realizados pelo Governo do Estado do Paraná, com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). A organização do evento é da Federação Paranaense de Futebol Americano.

NCPML

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.