Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estão programadas 45 provas de rua, pedestres e ciclísticas, além de outros grandes eventos, como o Brasileiro de Ginástica Rítmica, PARAJAPs e JOJUPs

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) divulgou ontem (15) o calendário preliminar de eventos esportivos para 2019 em Londrina. As datas de vários eventos foram definidas no final do ano passado, no período em que a FEL recebeu ofícios de solicitações para realização de provas de corrida, pedestres e ciclísticas, caminhadas, off road e outros. O prazo foi finalizado em 15 de dezembro, e a previsão é que neste ano o município sedie 45 atividades esportivas de rua.
O cronograma de provas para pedestres inicia no mês de fevereiro. No dia 03, será realizado o Circuito Off Road 1. As inscrições serão aceitas até 30 de janeiro e podem ser feitas diretamente no site do evento  www.circuitodecathlonoffroad.com.br . Com categorias de 5, 10 e 15 quilômetros, o circuito vai percorrer a área rural, tendo como ponto de saída a estrada do Limoeiro.
No final de fevereiro, ocorre também a primeira edição de 2019 do Ciclo Sesc. Realizado na cidade desde 2015, o evento promove e incentiva a prática do ciclismo, reunindo atletas amadores e demais entusiastas do esporte. O passeio irá ocorrer no dia 23 de fevereiro.
Outros eventos tradicionais já estão programados na agenda esportiva da FEL. Dentre eles, as caminhadas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Prova Pedestre da UEL e a Prova Pedestre Aniversário de Londrina, esta última organizada pela Fundação de Esportes.
O assessor de Esportes da FEL, Sandro Henrique Moreira dos Santos, citou que o calendário oficial da Fundação foi criado em 2017, com o envio dos ofícios pelos organizadores de eventos, contendo a data, tipo de atividade e outras informações essenciais. “Uma comissão formada pela FEL, Codel e CMTU analisa todos esses pedidos, e juntos verificam a viabilidade das datas para montar esse calendário oficial. É uma medida que evita conflito entre os eventos e permite uma organização melhor, sendo que esse calendário abrange apenas os eventos em áreas públicas”, explicou.
Demais competições

Além das corridas e demais disputas de rua, o calendário de 2019 da FEL conta ainda com outras atrações esportivas. Em junho deste ano, Londrina sedia a 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs). Nos dias 19 a 23 de junho, a cidade irá receber paratletas de várias cidades do estado, competindo em modalidades como badminton, canoagem, natação, goalboll, basquete, tênis de mesa, e várias outras. O evento é uma realização da FEL em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET). E em setembro, nos dias 20 a 29, será realizada aqui a “Final A” dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs).
No mês de março, será disputado na cidade a Copa Brasil de Tênis de Mesa – etapa Sul Sudeste I. Em novembro, acontece o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, e nos meses de junho e outubro o Paranaense de Ginástica Rítmica.
Santos adiantou que o presidente da FEL, Fernando Madureira, está participando das negociações para que jogos de futebol disputados pela Copa do Brasil deste ano sejam realizados no Estádio do Café. “Londrina está chamando a atenção de grandes equipes. Se considerarmos os eventos confirmados, somando com os jogos do Londrina Esporte Clube, a cidade irá receber mais de 70 grandes eventos esportivos neste ano. Isso se deve, em grande parte, à boa estrutura que a cidade oferece, seu baixo custo em comparação com os grandes centros, a facilidade de deslocamento, tudo isso atrai os organizadores. Nossa cidade está se firmando nisso, com mais atrativos, pois buscamos oferecer as melhores condições para que novas parcerias sejam firmadas”, afirmou.
No ano de 2017, um levantamento da FEL verificou que foram realizados 30 grandes eventos esportivos na cidade, que movimentaram mais de R$10 milhões. Em 2018 foram mais de 45 grandes eventos, que injetaram um volume de R$17 milhões na economia da cidade. “Acreditamos que em 2019 esse número vai superar a marca dos 20 milhões de reais com facilidade”, comentou o assessor de Esportes.
Na página da FEL, no portal da Prefeitura de Londrina, o calendário de eventos está sendo atualizado e as informações poderão ser conferidas a partir da próxima semana. O link para acesso é http://fel.londrina.pr.gov.br/ .  
Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.