Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Participaram cerca de 1.300 atletas de 50 cidades paranaenses

Londrina alcançou o quarto lugar nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s). A cidade ficou apenas dois pontos atrás de Cascavel, que conquistou o bronze. Maringá terminou com o vice-campeonato, enquanto Curitiba levou, pela oitava vez, o primeiro lugar geral da competição. O evento foi realizado em Londrina, da última quarta-feira (19) ao domingo (23). Ao todo, Londrina conquistou mais de 50 medalhas, durante os cinco dias de competição.

No total, cerca de 1.300 atletas de 50 cidades paranaenses participaram do PARAJAP’s e mais de 1.700 pessoas, somando dirigentes, comissão técnica e equipe de organização, se envolveram com o evento. Foram 15 modalidades em 14 locais de competição da cidade. Cerca de 110 atletas representaram Londrina, em oito modalidades.

No atletismo, a delegação local conquistou mais de 20 medalhas, terminando com o troféu de bronze na classificação geral feminina. Os destaques ficaram para os atletas do Instituto Roberto Miranda, Marques Bruno da Silva e Teresinha de Jesus Correia dos Santos, que bateram o recorde da prova no salto à distância e nos 200 metros rasos, respectivamente.

A equipe de goalball de Londrina, representada pelos atletas do Instituto Roberto Miranda, subiu ao pódio com a conquista do vice-campeonato. A equipe, que já é pentacampeã do PARAJAP’s, venceu o primeiro jogo de 11 gols a 1 contra Guarapuava. No segundo jogo, empatou contra a equipe de Maringá. Contra Sarandi, garantiu a vitória por 15 gols a 5. A final foi contra Maringá e, dessa vez, o time da casa acabou sendo derrotado pelo placar apertado de 6 a 5.

No parataekwondo, Londrina ganhou o troféu de prata na classificação geral feminina. A atleta Nathália Cazella, da academia Natalia Falavigna, conquistou a medalha de ouro no poomsae. O mesmo resultado foi alçado por Demitri Praes, da academia Lopes e Aguiar, com a medalha de ouro no poomsae.

O time de natação londrinense ganhou 16 medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze. No parabadminton, ergueu o troféu de primeiro lugar na classificação geral feminina e masculina. A cidade também conquistou o primeiro lugar na classificação geral masculina no tênis de mesa. No feminino, garantiu o troféu de terceiro lugar.

Na paracanoagem, o time londrinense conquistou o primeiro lugar geral no feminino e segundo lugar geral no masculino. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro e uma de prata. O atleta que levou a pira olímpica na cerimônia de abertura da edição do PARAJAP’s deste ano, Igor Tofalini, conquistou o ouro nos 200m.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, afirmou que o resultado foi muito positivo para a cidade. “Houve, com certeza, uma evolução. Este ano o investimento da Prefeitura aumentou consideravelmente, assim como nossa delegação e desempenho. Isso melhorou a estrutura das equipes, possibilitou a aquisição de equipamentos de treino e de competição melhores e deu tranquilidade para os técnicos trabalharem. Por detalhes mínimos não conseguimos subir ao pódio”, apontou.

Londrina contou com atletas que recebem o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), vinculado à FEL, em todas as modalidades em que participou. A 8ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, e realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.