Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Centenas de atletas e treinadores participaram da cerimônia que contou com homenagens a ícones do esporte paranaense

A cerimônia de abertura dos 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), que ocorreu sábado (21), foi repleta de emoção. Centenas de atletas e treinadores estiveram no ginásio do Colégio Londrinense para o desfile das delegações. Os representantes dos municípios de todos os cantos do estado curtiram uma noite com apresentações culturais e esportivas, se entusiasmaram com o acendimento da pira olímpica, demonstraram a alegria em participar do evento e ainda presenciaram uma justa homenagem a ícones do esporte paranaense. O JOJUP’s vai até o dia 29 de setembro em Londrina e promete contar muitas histórias.

As atividades da abertura começaram por volta das 19h30 com um show sensacional das companhias de dança Mixa Dance Company e Studio Seven Hachi. Cada um fez uma bela apresentação e, logo após os shows de cada companhia, aceitaram o desafio de improvisar uma coreografia juntos e ainda chamaram atletas para participarem do espetáculo, empolgando a plateia. O DJ Marcelo Ansard assumiu a tutela da cerimônia e conduziu a festa até o início do protocolo oficial da solenidade.

O desfile das delegações abriu as ações solenes e teve uma surpresa especial. Cada cidade foi acompanhada por um integrante do Grupo de Escoteiros Andrômeda de Londrina, que trazia em mãos uma muda de árvore. Essas mudas serão plantadas nas arenas esportivas de Londrina. O município já conta com três novas arenas que estão sendo utilizadas pela comunidade e mais cinco estão em fase de construção. Cada árvore plantada receberá o nome da cidade que desfilou com a muda, em homenagem aos participantes dos Jogos da Juventude.

Após todas as cidades visitantes serem apresentadas, a delegação de Londrina fechou o desfile ao som de “We Will Rock You”, contagiando todo o público que lotou o ginásio para prestigiar os atletas. Dando prosseguimento à solenidade, foi a vez fogo do olímpico acender a chama da competição nos atletas. O responsável por conduzir a tocha foi o mesa-tenista de Londrina Joon Shim, destaque do tênis de mesa nacional e que defenderá Londrina nesta edição do JOJUP’s. Joon foi escoltado pelos atiradores do Tiro de Guerra e passeou com o fogo entre as delegações, até acender a pira.

Ao final da abertura, foram homenageados cinco grandes nomes do esporte paranaense: Afonso Vitor de Oliveira; João Marin Mechia; Jair Braga; Maria Conceição da Silva; e Fernando Madureira. O troféu entregue foi um merecido reconhecimento pelo serviço prestado ao esporte do estado nas modalidades de futebol, handebol, ciclismo, atletismo e taekwondo. Cada um deles contribuiu significativamente para o desenvolvimento de sua modalidade no Paraná.

Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o prefeito Marcelo Belinati afirmou que Londrina é uma cidade acolhedora, e que respira esporte. “Desde que assumimos a Prefeitura temos investido muito nessa área. Dobramos o orçamento, o que significa mais equipes sendo patrocinadas e mais jovens tendo acesso às diferentes modalidades, estamos melhorando as praças esportivas e construindo novas arenas por todo o município, temos o Moringão, que é o principal ginásio de Londrina, passando por uma reforma estrutural completa para atingir um nível de qualidade de primeiro mundo e tantas outras ações. Que vocês possam aproveitar os Jogos e também nossa cidade. São todos muito bem-vindos à Londrina”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, lembrou que os JOJUP’s são o quinto grande evento do esporte paranaense que a cidade recebe em pouco tempo, netse ano. “Nessa gestão já sediamos dois Parajaps, ano passado recebemos os Jogos Abertos, e agora estamos realizando a segunda edição dos Jogos da Juventude. Tudo isso em um intervalo de dois anos e meio. Fui atleta e técnico esportivo, e fico muito realizado em ver Londrina voltar a ser a casa do esporte no Paraná. Realizar grandes eventos como esses, com excelência, traz a mesma sensação de ganhar uma medalha de ouro”, ressaltou Madureira.

O presidente da FEL agradeceu ao apoio do prefeito e a confiança do Governo do Estado. “Sabemos que essas competições vêm para Londrina por conta do olhar sensível que o prefeito Marcelo Belinati tem com o esporte, e entende o poder transformador que o esporte tem na vida das pessoas. Ele está sempre atendendo às nossas demandas e incentivando a equipe da Fundação a trazer mais e mais eventos para Londrina. E tudo isso acontece também pela confiança que a equipe do governador Ratinho Junior deposita no nosso trabalho. Atuamos sempre em conjunto, buscando entregar um evento melhor a cada ano. Com muita dedicação e empenho, temos conseguido atingir esse objetivo”, destacou.

Representando o governador, o diretor-geral do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Walmir Matos, parabenizou Londrina pela realização dos Jogos. “Londrina é uma cidade maravilhosa. Oferece todas as ferramentas para que os seus habitantes tenham lazer e qualidade de vida. A cidade voltou a sediar grandes eventos esportivos depois de 20 anos, e isso é muito importante, pois leva saúde e entretenimento a todos os cantos da cidade e movimenta o turismo e a economia. Londrina é uma grande referência. São mais de cinco mil participantes que estarão por aqui nos próximos dias, desejo muita sorte aos atletas e bons Jogos a todos”, desejou Matos.

Também participaram da cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude a deputada federal Luiza Canziani, o deputado estadual Tiago Amaral, secretários municipais, pais e amigos de atletas que disputarão o JOJUP’s e a comunidade esportiva geral.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.