Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovida pela CMTU, pedalada visa atrair ciclistas amadores e profissionais de todas as idades; concentração será na Avenida Higienópolis, em frente à caixa d’água da Sanepar

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove no próximo sábado (24), a partir das 15h, o 3º Passeio Ciclístico Cidade de Londrina – atividade que integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro.

Voltada a ciclistas de todas as idades, a pedalada terá percurso de 15 km entre as regiões central, sul e leste da cidade.  A concentração para a largada está marcada para as 14h30, na avenida Higienópolis, nº 75, em frente à caixa d’água da Sanepar.

Na ocasião, a via estará fechada para a circulação de veículos das 8h às 17h, no trecho entre as ruas Piauí e Sergipe, por ocasião da iniciativa “Higienópolis Aberta”. A festividade, promovida pela associação de comerciantes da avenida, contará com atendimento do setor de Protocolo da CMTU para o registro de solicitações e a elucidação de dúvidas.

O trajeto do passeio ciclístico, considerado de dificuldade leve, é composto por declives, ciclovias, avenidas movimentadas e até via pavimentada com paralelepípedos, passando pelo principal cartão postal do município, o lago Igapó.

Entre o ponto de partida e chegada, os participantes percorrerão as avenidas Higienópolis e Aminthas de Barros, ingressarão na pista exclusiva para ciclistas às margens do Lago I e irão até a barragem, onde acessarão a rua Bélgica e a avenida Estados Unidos.

Na sequência, o grupo tomará as avenidas Inglaterra e Dez de Dezembro, onde cruzará a avenida Leste-Oeste, sobre o viaduto da rodoviária. Por fim, os adeptos da bicicleta seguirão pelas ruas Potiguares, Acre e Sergipe, retornando à avenida Higienópolis.

Durante toda a atividade, o comboio estará acompanhado por servidores da CMTU posicionados com viaturas. À medida que os ciclistas avançarem, cruzamentos serão momentaneamente interditados para evitar a passagem de veículos e garantir a segurança no trânsito.

Segundo o gerente de Comunicação da Companhia, Carlos Eduardo Ribeiro, o objetivo do passeio é propiciar que os iniciantes na bike possam ter acesso à cidade de forma segura, sem preocupações quanto aos riscos envolvidos no cotidiano das ruas. “É um momento em que os participantes, separados dos automóveis e motocicletas, podem pedalar com tranquilidade, contemplando as paisagens no percurso e tomando consciência de que é possível, sim, adotar a bicicleta nos deslocamentos do dia a dia”, observou.

A primeira edição do Passeio Ciclístico Cidade de Londrina ocorreu em maio e a segunda, em julho. Em cada uma das oportunidades, cerca de 120 pessoas compareceram para se exercitar e fazer amigos.

A recomendação da CMTU é que, no dia da pedalada, os participantes utilizem capacete, luvas, óculos e filtro solar. Apesar da previsão do tempo que não indica possibilidade de chuva, em caso de precipitação na hora da largada, o evento será adiado.

Danylo Alvares/CMTU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.