Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será conduzido em parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Londrina; no total, já foram confirmadas disputas de 13 modalidades na cidade

Em reunião realizada ontem (28) pela manhã, representantes da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) discutiram os detalhes da próxima edição da etapa norte dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN’s). Programado para o período entre 27 de maio e 4 de junho, o evento será sediado em Londrina e nos municípios de Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertaneja, Sertanópolis e Ibiporã.

No total, já foram confirmadas as disputas de 13 modalidades em Londrina, abrangendo esportes de terra, ar e água, todos ligados à natureza. A cidade receberá competições de BMX Freestyle, Kart, Futevôlei, X1, Rugby, Cross Games, Teqball, Beach Tennis, Punhobol, Futebol Americano, Duathlon, Skate e Paraquedismo. 

Além de competições de nível estadual, haverá disputas nacionais e internacionais. No ano passado, somando todas as suas etapas, realizadas em 25 municípios de diferentes regiões do Paraná, os JAN’s incluíram 74  modalidades, e envolveram 11.102 atletas.

Durante o encontro de hoje, que foi realizado na sede da FEL, no Ginásio Moringão, os integrantes do Governo Estadual frisaram que os Jogos também contarão com apresentações esportivas, para que a população conheça melhor as modalidades menos comuns. Além disso, haverá ainda clínicas esportivas para que as crianças e os jovens, principalmente das escolas públicas, possam ter uma vivência dos diferentes esportes presentes nas competições.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, destacou que a última edição dos JAN’s, realizada no ano passado em Londrina e outros municípios, foi um sucesso. “Serão disputadas 13 modalidades aqui na cidade, e isso tem um impacto muito grande não só pela movimentação dos atletas, suas famílias e técnicos, mas também na economia local, especialmente no setor hoteleiro e nos restaurantes. Além disso, nesta edição os Jogos de Aventura e Natureza também vão contar com um novo projeto, um festival que vai ser voltado para as crianças e famílias. Estamos muito animados e com grandes expectativas, e essa reunião foi para confirmar a parceria entre o Governo e o Município; é uma iniciativa que tem todo o apoio do prefeito Marcelo Belinati, e que promete ser um sucesso para Londrina”, disse.

Conforme o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte do Governo do Paraná, Thiago Campos, a expectativa é que os Jogos atraiam mais de 30 mil pessoas para os municípios onde serão realizados. “Para o governador Ratinho Júnior e para o secretário do Esporte, Hélio Wirbiski, é uma prioridade utilizar o esporte como indutor do turismo, assim como gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. No ano passado, os jogos foram um sucesso aqui na região, e em 2023 temos o objetivo de que eles sejam ainda mais marcantes”, afirmou.

Autoridades presentes

Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani; a vereadora e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer da Câmara Municipal de Londrina, Professora Flávia Cabral; o coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Jackson Douglas Almeida; e o coordenador do Festival da Família, Muriel Tonin, entre outras autoridades.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.