Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atleta quebrou marca anterior que já durava 18 anos nos 400 metros rasos, e agora se prepara para novos desafios

A atleta Júlia Ribeiro, do Colégio Ética, integrante do time Londrina/FEL/IPEC, é a nova recordista da prova de 400 metros rasos do Campeonato Paranaense Sub-18 de Atletismo, que teve sua 49ª edição realizada no último fim de semana em Cascavel.

O ouro e o recorde da prova veio neste torneio, com nova marca atingida pela atleta londrinense, de 55 segundos e 35 centésimos, sendo que o recorde anterior, que já durava 18 anos, era de 55 segundos e 44 centésimos. Ela foi eleita a melhor atleta entre as mulheres neste Paranaense, e, além da nova marca nos 400 metros rasos, também foi ouro nos 200 metros e na prova de revezamento 4×400 metros misto.

Neste ano, Júlia lidera o ranking nacional sub-18 e sub-20 dos 400 metros rasos, prova que ela venceu nos Jogos Sul-Americanos Sub-18 com a seleção brasileira e no Campeonato Brasileiro Sub-20.

Júlia contou que agora a expectativa é buscar evoluir ainda mais. “Estou muito feliz e entusiasmada com essa conquista, fruto de muito treino e muita persistência. Só tenho a agradecer ao meu técnico Gilberto Miranda por todo o trabalho feito”, disse.

O treinador de Julia, Gilberto Miranda, contou que a quebra desse recorde é a comprovação do grande ano que Julia atravessa, pois ela já vinha tendo grandes resultados. “Todas essas conquistas da Júlia e de outros atletas é a coroação de muito trabalho, e também da soma de esforços do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), Projeto Londrina Atletismo, FEL, Prefeitura, Colégio Ética e todos os parceiros do projeto””, avaliou.

De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, o atletismo é uma das modalidades apoiadas pela Fundação que mais tem se destacado. “São atletas de excelente qualidade”, apontou. Oguido ressaltou que a modalidade tem trazido premiações em diversos campeonatos estaduais, trazendo orgulho à FEL. “É muito bom ver o retorno desses investimentos”, comentou.

Julia faz parte do Projeto Londrina Atletismo, que tem parceria com a FEL, há pouco mais de quatro anos. Ela teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira de Atletismo em 2021, e atualmente já coleciona títulos como campeã Brasileira Sub-20 (400 metros e Revezamento 4 x 400 metros); campeã Sul Americana da Juventude (400 metros e Revezamento 4 x 400 metros) – Rosário/Argentina; vice Campeã Mundial Escolar (400 metros) – Normandia/França; campeã Mundial Escolar (Revezamento Medley) – Normandia/França.

A atleta afirmou que os treinos continuam. “Estou cada vez mais animada para as próximas competições”, revelou.

O treinador ressaltou que o novo recorde mostra também que o modelo esportivo aplicado em Londrina é um modelo que, com ajustes, pode ter muito sucesso. A atleta está convocada para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 em Cali, na Colômbia, em agosto, e depois vai participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 em Bragança Paulista (SP) entre os dias 21 e 23 de agosto.

“Estamos trabalhando em busca de classificações para competições internacionais e de uma boa colocação no ranking mundial de Atletismo Sub-18”, afirmou Miranda. “Em termos de futuro, miramos transformá-la numa atleta olímpica”, concluiu.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.