Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vinícius Figueira foi contemplado com a principal premiação do esporte brasileiro; atleta é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do FEIPE

Na última terça-feira (7), foi realizada em Aracaju a solenidade de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, que prestigia os melhores atletas brasileiros da temporada. Um dos contemplados pela premiação foi o londrinense Vinícius Figueira, de 30 anos, escolhido pelo júri como o melhor carateca do ano.

Figueira é patrocinado pelo FEIPE (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), uma iniciativa de estímulo ao esporte de alto rendimento promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O atleta faz parte da equipe de Marcelo Oguido, da academia OFF, que é treinador de karatê e também presidente da FEL.

Oguido conta que Londrina sempre teve atletas que se destacaram na modalidade e obtiveram bons resultados, conquistando, em diversas ocasiões, títulos e vagas na seleção brasileira. “Inclusive, nesse ano Londrina tem dois atletas na seleção sênior do Brasil, categoria que é a elite do karatê do mundo, sendo eles o próprio Vinícius Figueira, nos 67 kg, e Arthur Menezes, nos 75kg”, destacou.

Segundo ele, Figueira sempre foi diferenciado. “Vinícius sempre se destacou. Desde as categorias de base ele conquistava bons resultados, e já identificamos logo cedo um potencial. Ele iniciou aos 11 anos”, lembrou.

Como presidente da FEL, Oguido comemorou o sucesso do atleta, ressaltando a importância do incentivo dado pelo FEIPE. “Acho de total importância esse apoio do FEIPE para as modalidades, porque isso possibilita que esses atletas façam viagens para participar de competições fora de Londrina. Esses torneios dão muita experiência, muita condição para o atleta pontuar, podendo até mesmo ser líder de um ranking e buscar índices”, observou.

Oguido também destacou a importância de oferecer condições de treinamento adequadas aos atletas. “Temos que ter espaços esportivos em condições adequadas, para que os atletas possam praticar em um ambiente mais próximo da realidade e conseguir bons resultados. Então fico feliz e satisfeito quando a gente consegue um resultado tão expressivo e importante, não só no karatê, mas nas outras modalidades também. Nesse país gigantesco, é muito positivo ter um atleta da nossa cidade como destaque”, comemorou o presidente da FEL.

Sobre a premiação

O prêmio Brasil Olímpico foi instituído em 1999 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A cada ano, são escolhidos os melhores atletas das modalidades olímpicas e paralímpicas, e são feitas homenagens a atletas dos Jogos Escolares Brasileiros e Jogos Universitários Brasileiros, assim como aos melhores técnicos do ano e a um ex-atleta.

Em 2020, a premiação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Porém, voltou em 2021 com um fato inédito, sendo realizada pela primeira vez na região nordeste, em Aracaju, capital do estado de Sergipe. A premiação foi transmitida ao vivo e em rede nacional pelo canal de TV a cabo Sportv.

Neste ano, diversos atletas vencedores em suas modalidades participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vinicius Figueira estava cotado para ser o representante brasileiro na estreia do karatê nas Olimpíadas, porém, acabou caindo nas quartas de final do pré-olímpico e ficou de fora dos jogos. Contudo, o excelente desempenho do atleta nas demais competições do ano, incluindo a medalha de ouro conquistada no Panamericano de Karatê sênior, fez com que ele se destacasse.

Samir Kadri/NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.