Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Brasília para disputar os JUBs, mulheres conciliam vida de atleta com trabalho, estudo e família

A história da vida da paraibana Jéssika Souza tem o esporte desde o primeiro capítulo. Ela começou a praticar futsal quando ainda era criança e não consegue nem pensar em parar. “Eu brinco que já nasci com esse esporte no meu coração, porque eu amo jogar bola”, derrete-se a atleta.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 marcam a oitava participação de Jéssika em torneios universitários. O único que ela não participou foi em 2018, quando estava grávida da Mariana. “Mas em 2019 eu fui, tá?! Ela estava com 8 meses e ficou com minha mãe e meu esposo”, lembra Jéssika.

Mas conciliar a vida de mãe com a de atleta universitária não é fácil. Ainda mais para Jéssika que, aos 27 anos, tem na Fisioterapia sua segunda graduação. Ela é formada em Educação Física e trabalha na área. “A gente tem que dividir nossas 24 horas bem direitinho pra poder dar atenção para minha filha e aliar tarefas de trabalho de estudo. Por várias vezes eu entrei madrugada adentro para conseguir fazer tudo o que eu tinha que fazer no dia”, conta.

A história esportista, porém, vai continuar na família. Jéssika pretende passar para a filha a necessidade da prática esportiva. Para isso, vai contar com a ajuda de Diego Gouveia, marido de Jéssika, que também já disputou os JUBs. “O esporte transforma nossas vidas e, independente do esporte que ela se identificar, eu vou dar todo o apoio e vou mostrar pra ela que estudos e esporte são igualmente importantes. Eles têm que andar juntos”, assevera.

Responsável pelos JUBs, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) incentiva que a mulher continue praticando esporte após a gravidez. “Normalmente, a mulher encontra mais dificuldade de continuar na prática esportiva, porque ela acumula as funções de mãe e de dona de casa. Então, para ela fazer uma terceira função, de atleta ou de estudar, ela tem que se sacrificar. O lado bom é que a criança é criada em ambiente esportivo e, automaticamente, ela incorpora o meio esportivo à vida”, opina Lilian Rodrigues, vice-Presidente Regional Norte da CBDU.

Asimp/CBDU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.