Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prova foi disputada na manhã deste domingo (20), após dois anos de expectativa.

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, na manhã deste domingo (20), mais de quatro mil corredores profissionais e amadores para a disputa da 13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km. Os participantes, vindos de todas as partes do Brasil e países como Paraguai, Argentina e Estados Unidos, espalharam energia no atrativo que abriga as Cataratas do Iguaçu.

As temperaturas amenas do começo da manhã motivaram ainda mais os atletas, que começaram a chegar antes do raiar do dia. Familiares, amigos e entusiastas do esporte puderam acompanhar a prova na estrutura montada no Porto Canoas, reconhecendo com aplausos o esforço de cada um dos inscritos.

O primeiro a completar os 21,1 quilômetros da Meia Maratona foi Alessandro de Souza, de Pinhais (PR), que fez o tempo de 1h09min47s e conquistou a vitória já em sua primeira participação. Alessandro, que é maratonista e tem planos de participar de uma corrida no Quênia no mês de outubro, pretende voltar para a Meia das Cataratas do ano que vem.

 “É uma prova muito boa, a primeira parte é muito rápida. A segunda é um pouco mais travada, porém a adrenalina da galera faz você não sentir o peso”, elogiou o ganhador. “Com certeza quero voltar no ano que vem, já estamos marcados. O clima é muito bom, e a cidade é acolhedora. É tudo de bom.”

A segunda posição ficou com um companheiro de equipe, Robson Pereira de Lima, que fechou em 1h12min21s. “É uma prova que há muito tempo eu vinha acompanhando e tinha um desejo muito grande de correr. Fico feliz de estar com a segunda colocação. O desejo é de treinar ainda mais, para voltar e lutar pelo primeiro lugar no pódio”, desafiou.

No feminino, a vitória foi de Luiza Cravo, de Niterói (RJ), que percorreu o trajeto em 1h26min50s. “Estava um tempo muito bom, ajudou bastante. Foi uma prova bem disputada, senti que não podia afrouxar nem um segundo e fui assim até o final, sempre pensando que tinha gente atrás para me buscar”, revelou a campeã.

Já o Desafio 8km foi vencido por Marcelo Romano Souza Alexandre, com 30min12s. Rozelene Rodrigues Padilha, de Paranavaí (PR), foi a primeira no feminino, com tempo bruto de 33min36s. “Não é fácil, mas dá para superar”, ponderou Rozelene, que já tinha ficado com o título em 2019. “No ano que vem, pretendo fazer a meia maratona.”

Os resultados completos, com os tempos de todos os corredores e a classificação final de todas as categorias, estão disponíveis no site https://meiamaratonadascataratas.com.br/.

Meia maratona – masculino (geral):

1º) Alessandro de Souza – 1h09min47s

2º) Robson Pereira de Lima – 1h12min21s

3º) Fabio de Paula – 1h13min06s

4º) Wagner Nunes dos Santos – 1h13min09s

5º) Rodrigo Lopes – 1h13min20s

Meia maratona – feminino (geral):

1ª) Luiza Cravo – 1h26min50s

2ª) Babi Beluco – 1h27min47s

3ª) Fabiana Correia Ferreira – 1h29min03s

4ª) Ana Paula Vega Lamim Leal – 1h31min34s

5ª) Rebecca Maria Núñez Acosta (Paraguai) – 1h34min03s

Desafio 8km – masculino (geral):

1º) Marcelo Romano Souza Alexandre – 30min12s

2º) Leonardo Tadeu Oliveira – 31min08s

3º) Gilson Borsatto – 31min22s

4º) Luciano Jambeiro – 31min33s

5º) Fredi Edgar Villamayor Torales (Paraguai) – 32min43s

Desafio 8km – feminino (geral):

1ª) Rozelene Rodrigues Padilha – 33min36s

2ª) Mariana Fortunato – 33min53s

3ª) Maria Mônica Elias de Matos – 34min19s

4ª) Carolina Lima Della Monica – 35min45s

5ª) Elaine Regina Pauly Cervilha – 38min

Retomada do turismo

A 13ª Meia Maratona das Cataratas foi uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida contou com o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê. A promoção foi da RPC.

Para a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato, a edição deste ano foi especial. “Essa prova já é importante para o parque por todo o histórico que existe, mas essa foi especialmente emocionante, em função da sensação de que as coisas estão voltando e o desejo de que sejam muito melhores que antes”, afirmou.

Adelio Demeterko, diretor-executivo da Cataratas S.A., considerou o retorno da meia maratona, após dois anos de adiamentos, um momento de celebração. “A gente viu a emoção das pessoas na largada. Para nós, que fazemos a corrida, é um sentimento de missão cumprida poder entregar a prova em um dia lindo como esse”, comemorou.

“A meia maratona é muito importante, tanto para promover o destino turístico como para movimentar a economia. Nós temos quatro mil pessoas aqui correndo, além dos acompanhantes e das famílias que vieram para Foz do Iguaçu, movimentando a economia, os hotéis, toda a cidade”, complementou Adelio.

Ênio Eidt, presidente do Fundo Iguaçu, tem o evento como uma importante ferramenta para a promoção do turismo. “O Fundo Iguaçu, desde que foi criado, sempre acreditou nos bons projetos. A meia maratona é um dos bons projetos na área de divulgação, que é uma das nossas prioridades. Participar como apoiadores é uma honra”, disse.

Felipe González, presidente do Visit Iguassu, reforçou a avaliação de Eidt. “A prova dá uma visibilidade extraordinária, principalmente na mídia nacional, e traz, além de participantes de vários lugares, uma simpatia para a cidade, porque une saúde e meio ambiente, o que tem tudo a ver com o nosso destino”, adicionou.

Asimp/Meia Maratona das Cataratas

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Vencedores no masculino
Vencedoras no feminino

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.