Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O objetivo é esse! O paradesporto, de fato, como ferramenta de inclusão e valorização social da pessoa com deficiência. E para tentar esclarecer à sociedade maringaense e regional sobre essa grande possibilidade ´valorização´ está previsto para amanhã (4) evento, a partir das 15h, no auditório Ângelo Plana, da ACIM (1º andar – Rua Basílio Sautchuck, 388, centro), e que deverá contar com a presença de dirigentes esportivos e autoridades de Maringá e região.

O encontro terá como palestrante o professor Décio Roberto Calegari, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que objetiva, em cima de seus conhecimentos no segmento, agregar paradesporto e políticas públicas.

“A ideia é reunir os municípios da região de Maringá para definir estratégias em conjunto no sentido de aumentar a participação da região nesse sentido, e logicamente nos Parajaps. Um fato importante para se entender hoje é que a deficiência não é uma situação restrita ao esporte ou a saúde, porque cada real investido hoje no paradesporto, ele acaba repercutindo na saúde, na educação e na segurança pública. E você acaba fazendo com que essas pessoas tenham mais dignidade, tenham condição de adquirir mais autonomia e independência, e até serem inseridas no mercado de trabalho, diminuindo o peso desta situação que elas se encontram sobre o sistema público de saúde”.

Ainda segundo Calegari, “a ideia é mostrar como o paradesporto pode estabelecer essas interfaces de comunicação e execução prática de projetos, tornando os municípios mais visíveis e trazendo para a população desses municípios conceitos como inclusão, valorização social, responsabilidade social. Dando a gestão pública um caráter mais humano e integrador dentro dessa realidade da pessoa com deficiência”, finalizou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, que tem o apoio do Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras, UEM, PROAFA, ACIM Esportes e Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná.

Orlando Gonzalez/Asimp

#JornalUnião

Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.