Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A competição será realizada nos dias 11 e 12 de agosto.

Nos dias 11 e 12 de agosto será realizada em Maringá a II etapa Regional Sul de Paravôlei. A abertura oficial da disputa masculina será às 13h30, porém a disputa começa a partir das 8h30, no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica.

A primeira etapa foi realizada no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, no mês de abril, onde a equipe da casa garantiu o título. Conforme acontece todos os anos, cada equipe é responsável por sediar uma das etapas. Nesta próxima etapa será a vez da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (ASSAMA) sediar a competição. Na primeira etapa a equipe maringaense ficou com a segunda colocação.

A ASSAMA foi criada em 1994, porém a ideia de montar um time surgiu em 2005. Um ano depois a competição começou a ser realizada e de lá para cá o IPP Curitiba Paravoley soma 12 títulos. A equipe conta com a participação de atletas que já vestiram a camisa da seleção brasileira diversas vezes, inclusive na conquista da quarta colocação nas Paralimpíadas do Rio e recentemente o bronze no Mundial realizado na Holanda.

Para o técnico da ASSAMA, Antonio Jacinto dos Santos - professor Tony, o objetivo da equipe é garantir uma medalha. “A expectativa é realizar um campeonato tranquilo já que estarão as quatro equipes do Paraná. Em relação a classificação é se manter no pódio”, disse.

Tabela De Jogos
Sábado (11.08)
8h30 – IPP Curitiba Paravoley x Círculo Militar-Curitiba
10h – AVPL-Paranaguá x ASSAMA/Unifil/Maringá
14h – IPP Curitiba Paravoley x AVPL-Paranaguá
16h - ASSAMA/Unifil/Maringá x Círculo Militar-Curitiba
 

Domingo (12.08)
8h30 - Círculo Militar-Curitiba x AVPL-Paranaguá
10h - ASSAMA/Unifil/Maringá x IPP Curitiba Paravoley

História

O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.

Quando entrou no programa paraolímpico, o vôlei sentado dividia espaço com a modalidade disputada em pé. Após 24 anos compartilhando os holofotes, a modalidade ganhou destaque de vez a partir dos Jogos de Atenas-2004, quando o vôlei paraolímpico passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Josi Schmidt/Asimp/FPV

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.