Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pedido foi apresentado ao prefeito Marcelo Belinati em reunião, ontem (22); eventos devem reunir cerca de 300 lutadores

Londrina vai sediar, em 2023, os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Capoeira. O pedido foi apresentado Ontem (22) ao prefeito Marcelo Belinati, que confirmou de pronto o interesse em receber os eventos na cidade. A solicitação foi feita durante encontro no gabinete do prefeito, em que participaram o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, o responsável regional da Paraná Esporte em Londrina, Vilmar Aparecido Caus, e, representando a Confederação de Capoeira Desporto do Brasil e Federação Paranaense de Capoeira, o advogado Ivan Luiz Camargo do Santos; entre outros.

São previstos, para os dois eventos, cerca de 300 atletas, mais árbitros. No Sul-Americano, devem comparecer representantes de oito países, inclusive do Brasil.

Ao aprovar a realização dos torneios em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati destacou a importância de valorizar a capoeira, dança introduzida no Brasil pela população negra escravizada e que, após muitos anos marginalizada, hoje é reconhecida como luta dentro das modalidades de prática esportiva. “A capoeira é uma arte popular, das raízes da história do Brasil. Para quem não sabe, a capoeira começou aqui no Brasil e daqui foi para outros países. Sediar esses eventos muito nos honra, pois poderemos mostrar força para o mundo todo para levar a capoeira às Olimpíadas. Essa é uma demanda mais do que justa, obter o reconhecimento mundial desse esporte que faz parte da história do Brasil”, frisou.

Ainda não está definida a data dos campeonatos, mas a previsão é que sejam realizados entre maio e julho de 2023. Na reunião, o presidente da FEL, Marcelo Oguido, reforçou o apoio da Fundação para as entidades e grupos de capoeira. “Estamos muito felizes em poder receber esse grande espetáculo no ano que vem, que será o Sul-Americano e Brasileiro de Capoeira de 2023. Londrina está de portas abertas e seremos parceiros sim da capoeira no Brasil”, disse.

Entre os participantes do encontro estava o Mestre Farinha, título de Reginaldo Barboza de Jesus. Há 35 anos praticando, ensinando e aprendendo com a capoeira, ele afirmou que ter em sua cidade eventos desse porte será uma grande conquista para a modalidade. “Londrina sempre teve um movimento muito forte com a capoeira, então eu vejo que é mais do que merecido esse grande evento aqui na cidade. E Londrina tem uma capacidade absurda para vários tipos de eventos, então a gente fica muito feliz como capoeirista, como atleta e como aprendiz, também, dessa arte maravilhosa que é a capoeira”, afirmou.

Por um longo período, os praticantes de capoeira se esforçaram para descriminalizar a prática. E até hoje, segundo o Mestre Farinha, ainda existem barreiras a serem superadas; dentre elas, o reconhecimento profissional. “Algumas pessoas ainda discriminam pelo fato de não conhecer a arte, de não saber a história dessa luta. A capoeira nasceu da necessidade de liberdade, liberdade de existir como gente, então é muito importante que venham esses eventos para Londrina aprender sobre tudo isso”, frisou.

O advogado da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil e Federação Paranaense de Capoeira, Ivan Luiz Camargo do Santos, acrescentou que, este ano, a descriminalização da capoeira completa 85 anos. Santos também citou que a indicação de Londrina como cidade-sede do Campeonato Brasileiro partiu de indicação da Paraná Esportes. “Londrina será sede do Paraná Combate em outubro, e a capoeira é uma das modalidades. E, em uma reunião, foi questionado sobre Londrina sediar o Campeonato, já que tem toda a estrutura necessária. E hoje, saímos com o compromisso e apoio do prefeito, faltando apenas definir qual será a data do evento”, citou.

O encontro teve ainda a presença do vereador Fernando Madureira; do presidente em exercício do Conselho Estadual da Promoção de Igualdade Racial, Alexandre César; e do presidente do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Cambé, Marcos Aparecido Soares.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.