Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Eric de Oliveira Tobera participou da Fase de Treinamento Seletiva de natação, realizada em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico

O nadador Eric de Oliveira Tobera, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), conquistou índice para integrar a seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrem de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. Tobera participou da Fase de Treinamento Seletiva de natação, realizada entre os dias 2 e 5 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Além do atleta da PUCPR, outros 28, de um total de 58 participantes, atingiram o índice. Agora, os nadadores esperam a validação da elegibilidade por parte do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que deve ocorrer até o fim deste mês. Na natação, a delegação brasileira possui 35 vagas para os jogos da capital japonesa.

Tobera tem 27 anos e é natural de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, e foi o 5° colocado na prova dos 50 metros livre no Parapan de Lima, no Peru, em 2019, além de já ter participado de diversas competições nacionais e internacionais. O jovem tem paralisia cerebral e conta que aliou a natação às suas atividades de reabilitação, quando seu avô teve a ideia de construir uma piscina no quintal de casa para que Tobera pudesse praticar exercícios físicos. 

“Eu digo que foi o esporte que me escolheu. Tenho orgulho de fazer parte da PUCPR, de ter ‘sangue bordô’ [em alusão às cores da Universidade]. Venho de anos de treinamentos intensivos e sei que estou dando o meu melhor. Conto com a torcida de todos para que vocês possam acompanhar a realização de mais um sonho”, afirma o atleta.

Inclusão

Os atletas da PUCPR, instituição que atua como promotora do desenvolvimento regional e inclusão social, têm toda a infraestrutura da Universidade à disposição. Os jovens contam com acompanhamento dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, têm rotina de treinos diários e passam por avaliações constantes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.