Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mulheres que ainda não são adeptas de atividades físicas precisam iniciar com aulas de flexibilidade e condicionamento para resultados futuros

Ter um corpo escultural, com curvas bem definidas, é o sonho de muitas mulheres, mas essa realidade é possível a partir dos 40 anos de idade? A resposta é sim! A diferença é que será necessário atenção especial na hora de praticar exercícios com peso.

O médico do esporte, Paulo Muzy, explica que “diferente da jovem, de 20 anos, a mulher de 40 tem um nível de atividade menor e de responsabilidade maior;  ela é mais cognitiva e de planejamento do que executora, então as demandas físicas dela tendem a ser menores, provavelmente ela passa muito tempo sentada , então vai ter encurtamentos, pouca flexibilidade e tudo isso precisa ser observado”, observa Muzy.

O médico avalia que caso a mulher de 40 anos resolva praticar exercícios que requerem mais esforço ela precisará passar inicialmente por aulas de flexibilidade, condicionamento e fortalecimento, “que vão trazer para aquele físico uma harmonia de capacidade”.

A vice-campeão Sul-Americana de Fisiculturismo 2019 – Wellness, Andréia Tokutake, é exemplo de mulher que começou a treinar pesado após os 40 anos e hoje tem um corpo escultural, sem falar na saúde.

Andréia tem 44 anos e entrou para o fisiculturismo em 2017, com 40 anos, para superar uma depressão. Hoje ela se sente mais segura com o seu corpo e fez as pazes com a saúde. “Desde que comecei a treinar percebi que a idade é apenas um número, o que precisa é determinação para praticar qualquer esporte ou se exercitar na academia ou ao ar livre”, afirma Andreia.

Para o preparador físico paranaense, Fabrício Pacholok, que também é treinador de lutadores de MMA, para as mulheres que querem conquistar o corpo dos sonhos, independente da idade, é interessante combinar a dieta com treinos intensos, porém ele adianta que “algumas pessoas respondem mais e outras menos e a mulher por ter menos testosterona apresenta mais dificuldade em ganhar massa muscular”, observa Pacholok.

Mas antes de sair por aí fazendo dietas malucas e correndo o risco de se machucar levantando pesos na academia, procure um profissional da saúde. É ele quem lhe dará as melhores orientações.

Andréia Tokutake

Nascida em Ponta Grossa (Paraná), em 1976, Andréia Tokutake é formada em Administração de Empresas. Casada, mãe de três filhos é atleta amadora. Entrou para o fisiculturismo em 2017 e conquistou o Top 6 no Campeonato Rafael Brandão 2018, em Curitiba/PR, para estreantes, o Top 2 e o Top 3 no Campeonato Rumo ao Sinistro 2019, em São Paulo (SP) e o vice-campeonato Sul-Americano 2019, em Lima (Peru) (Lima-Peru). Andréia Tokutake é idealizadora do projeto Você Pode Mais. Tem 13,2 mil seguidores no Instagram (@andreiatokutake_) e pode ser acompanhada também pelo Facebook (Andreia Tokutake).

Luciana R. Brick/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.