Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fim de semana do esporte foi marcado por fase macrorregional dos Jogos Escolares, Brasileirão de Kickboxing, Pan-Americano de Ginástica Rítmica e Jogos de Aventura e Natureza no Norte do Estado.

A fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho em oito municípios do Estado (Curitiba, Palmeira, Pato Branco, Corbélia, Pérola, Jandaia do Sul, Arapoti e Goioerê). A competição faz parte dos jogos oficiais do Governo do Estado e foi promovida pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação, com o apoio das prefeituras e os Núcleos Regionais da Educação. Foi um dos grandes atrativos deste final de semana, que também contou com Brasileiro de Kickboxing e Pan-Americano de Ginástica Rítmica.

Os Jogos Escolares contaram com a participação de 18 mil pessoas entre alunos-atletas e técnicos de 289 municípios, que competiram nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia.

Os classificados nessa etapa vão para a fase final da competição, que acontece em duas cidades: Maringá (para atletas de 15 a 17 anos), entre os dias 14 a 22 de julho; e Apucarana (para atletas de 12 a 14 anos) entre os dias 5 a 22 de agosto.

“Teremos uma grande participação em ambas as etapas de Maringá e Apucarana. Serão em torno de 6 mil atletas”, disse o diretor de Esportes da Secretaria do Esporte, Cristiano Barros. “É um volume muito grande de atletas, já estamos trabalhando para oferecer as melhores estruturas, e antecipamos as conversas com os municípios para facilitar a chegada na data do evento com tudo em ordem para todos”.

Os campeões dos Jogos Escolares representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Brasileiro De Kickboxing

Entre os dias 8 e 11 de junho, o Ginásio do Tarumã foi palco do Campeonato Brasileiro de Kickboxing (adulto e sub-17). O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba. O campeonato teve a presença do tricampeão mundial da modalidade, o paranaense Célio Rodrigues, e reuniu 1.500 atletas de 19 estados do Brasil.

O diretor de Grandes Eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado, disse que competições como essa mostram a força do Paraná no âmbito nacional. “Uma promoção dessa magnitude realmente consolida o Paraná na rota de grandes eventos, e para nós a parceria com o município e as confederações é mais um passo para o desenvolvimento de eventos de alto rendimento”, afirmou.

O Brasileirão de Kickboxing é considerado o maior da modalidade no continente americano, reconhecido pela World Association of Kickboxing Organization (WAKO) e garantiu pontuação para o ranking nacional, que classifica atletas para competições internacionais.

Pan-Americano De Ginástica Rítmica

A cidade de Guadalajara, no México, recebeu entre os dias 8 e 11 de junho o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica. Quatro paranaenses fizeram parte da seleção brasileira que participou da competição, todas atletas contempladas na edição de 2023 do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Na categoria Individual Adulto, Bárbara Domingos conquistou o primeiro lugar no individual geral, na fita e nas maças, e conquistou o segundo lugar no arco.

Na categoria Conjunto Adulto, Giovanna Silva e Nicole Pircio representaram o Paraná, e junto de mais três atletas brasileiras, conquistaram o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no conjunto misto.

A ginasta Yumi Moriyama representou o Paraná na categoria Conjunto Juvenil, e conquistou o primeiro lugar no conjunto geral, no conjunto de cinco arcos e no de cinco bolas. Ao todo, as paranaenses conquistaram juntas 10 medalhas.

Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Márcia Aversani, o Brasil tem se mostrado cada vez mais uma potência na modalidade. “Foram dias bem intensos, mas muito satisfatórios porque o nosso continente tem um alto nível de desenvolvimento na ginástica rítmica e o nosso país hoje é o protagonista”, disse. “Conquistamos duas vagas para o campeonato mundial na categoria individual adulto. Temos uma boa porcentagem de paranaenses na seleção brasileira, o que nos deixa muito orgulhosas”.

Jogos De Aventura E Natureza

Nos dias 10 e 11 de junho, o município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado, também recebeu o Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, que faz parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Norte.

A competição foi dividida em três categorias: Aventura (50 km), Discovery (20 km) e MTB Adventure (40 km). Ele foi organizado pelo Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura e da Federação de Corridas de Aventura do Paraná (Fecap) e contou com a presença de mais de 140 atletas. 

O Paranaense de Corrida de Aventura encerrou a etapa norte dos JANS, a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza será o Festival de Inverno, no Litoral.

Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria do Esporte, falou sobre o planejamento para a próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. “Nós finalizamos agora com chave de ouro a etapa Norte dos JANS, foi um sucesso total com o lançamento do Festival da Família e dos Jogos Indígenas e agora estamos nos preparando para o Festival de Inverno que acontece em julho no Litoral e vai contar com várias modalidade esportivas, atrações culturais para atender a comunidade paranaense”, complementou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.