Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acontece no dia 14 de outubro, a partir das 8 horas, às margens do Lago Igapó 2, a terceira edição da Corrida e Caminhada Go Pink, evento promovido pelo Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e pelo Movimento Outubro Rosa (MOR) em prol da conscientização do câncer de mama.

A atividade, que é uma das principais atrações da campanha Outubro Rosa na cidade, é organizada pela Capa Promo I Eventos I MKT Esportivo e conta com duas modalidades: corrida e caminhada, ambas com distância de quatro quilômetros. As inscrições estão abertas.

Segundo a diretora de Ações Estratégicas e Projetos do Hospital do Câncer, Mara Fernandes, o objetivo da corrida é conscientizar pessoas de Londrina e Região, não apenas mulheres adultas, mas também jovens e homens de todas as idades, sobre a importância da atenção à saúde e do diagnóstico precoce da doença. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.

“Queremos aliar a corrida e a caminhada, que são atividades importantes e prazerosas, à conscientização do câncer de mama, agregando pessoas de todos os gêneros e faixas etárias. Isso nos ajudará a levar a mensagem da importância da atenção à saúde e do diagnóstico precoce mais longe”, explica.

Com isso, segundo Fernandes, o objetivo é atingir toda a família e a sociedade para criar uma cultura de prevenção.

As inscrições, no valor único de R$40, estão sendo feitas apenas pela internet e vão até o dia 10 de outubro ou até se esgotarem as vagas. Os interessados devem acessar a Central da Corrida (https://centraldacorrida.com.br/go-pink-2018) e seguir os passos indicados.

Estão inclusos no valor das inscrições o kit do atleta, com camiseta do evento, ‘sacochila’, número de peito e chip (apenas para os inscritos na modalidade de corrida) – item colocado no tênis do atleta e que faz a cronometragem do tempo de prova.

Câncer de mama

Todos os anos, a campanha Outubro Rosa alerta para a importância da atenção à saúde e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso porque as estatísticas mostram uma realidade preocupante: só no Hospital do Câncer de Londrina, cerca de 40% dos casos de câncer de mama são diagnosticados já nos estágios 3 e 4 da doença, o que reduz a eficácia do tratamento e as chances de cura e sobrevida.

Para combater este cenário é importante que as mulheres conheçam o próprio corpo, façam acompanhamento médico e realizem a mamografia periodicamente, conforme indicação médica.

Conhecer o próprio corpo empodera a mulher e a deixa mais apta a notar qualquer alteração que possa surgir. Mas vale destacar que, apesar de importante, a investigação que a mulher faz nas próprias mamas, em casa não substitui o exame físico feito por um profissional da medicina ou um exame de diagnóstico por imagem, por exemplo.

Por isso, é necessário agir em todas as frentes: analisar o próprio corpo em casa, estar atenta às possíveis alterações e realizar acompanhamento médico e os exames de detecção da forma indicada pelo médico.

É o conjunto dessas atitudes que contribuirá para o diagnóstico precoce em caso de câncer de mama, o que poderá representar um tratamento mais simples e rápido e maiores chances de cura.

Asimp/3ª Corrida e Caminhada Go Pink

#JornalUnião

Crédito - Denise Ono-Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.