O Santos é, inegavelmente, um dos grandes clubes do Brasil e da América Latina como um todo. Responsável por levar o nome do país ao exterior com sucesso em meados do século passado, o time continua em evidência - por mais que não viva a sua melhor fase. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, o Santos não é só futebol. Agora, a equipe começa a brilhar, e se aventurar, também no basquete.
Ao contrário do Flamengo e de outros clubes brasileiros conhecidos também no futebol, o Santos não tem uma grande tradição no basquete. Isso não se deve a falta de capacidade, competência e nem nada disso. O motivo, na verdade, é porque se trata de uma modalidade extremamente recente para o Peixe.
O Santos começou a atuar também como uma equipe de basquete em meados de 2021, no meio da pandemia do novo coronavírus. O clube ingressou nessa modalidade depois de uma parceria com a Associação Ponto Positivo, a qual resultou na criação do chamado Santos Mobydix.
Vale destacar, no entanto, que a equipe do Santos não disputa o tradicional basquete. Na verdade, o time fundado em 2021 na verdade atua na modalidade 3 x 3, com três jogadores em meia quadra se enfrentando. São desenvolvidos trabalhos nas categorias masculino, feminino, cadeirantes e categorias de base.
O início do Santos Mobydix, a equipe de basquete do Peixe
Como citado anteriormente, o projeto de basquete do Peixe, o Santos Mobydix, saiu do papel em 2021. O objetivo é justamente desenvolver essa outra modalidade esportiva dentro de um clube que já é muito conhecido por causa do futebol, mas que pode expandir ainda mais a sua atuação no esporte.
O fato é que grandes nomes foram essenciais para que o Santos Mobydix pudesse de fato acontecer. Um deles foi Paulo Jamelli, ex-jogador de futebol que defendeu a camisa do Peixe nos anos de 1995 e 1996, assim como foi executivo de futebol do clube em 2009 e 2010.
Hoje, Jamelli é empreendedor no ramo esportivo e trabalha como CEO do Santos FC Mobydix. Além dele, Alessandra Santos, medalhista olímpica e campeã mundial de basquete feminino, atua como coordenadora do clube. São estrelas se unindo para fazer com que o Peixe alcance novos patamares.
Como funciona o basquete 3 x 3
Ao que tudo indica, o objetivo do Santos é realmente fazer com que a sua equipe de basquete um dia venha a disputar os torneios tradicionais, como a NBB. No entanto, o primeiro passo surge na atuação do formato 3 x 3, que possui um funcionamento bastante semelhante com o formato comum.
No basquete 3 x 3, três jogadores em cada time se enfrentam em meia quadra. O objetivo é alcançar os 21 pontos ou, ao fim dos tempos, estar à frente do adversário no placar.
O time de cadeirantes do Santos
O Santos mal iniciou na modalidade de basquete e já está fazendo história enquanto clube inclusivo. Isso porque o Mobydix já conta com uma equipe de atletas cadeirantes no esporte, fruto de uma parceria com o Ypiranga de São Paulo.
O time de cadeirantes do Santos funciona como uma espécie de braço do projeto Mobydix. Ele conta com um elenco misto e profissional que, ainda em 2022, disputa a série prata do Campeonato Paulista e até mesmo o Campeonato Brasileiro da categoria.
E quando falamos que o time está fazendo história, é fato. Isso porque, com a iniciativa, o Santos se tornou o primeiro clube de futebol a contar com uma equipe de basquete para cadeirantes - um pioneiro no Brasil.
Basquete do Santos presente também nas categorias de base
Não é segredo para ninguém que a base do Santos é uma das mais fortes do Brasil, se não a mais forte. Historicamente, o clube foi responsável por algumas das principais revelações do mundo. Na década de 1950 tivemos nada mais nada menos do que Pelé, o rei do futebol. Neymar, Ganso, Robinho, Diego, Gabriel Barbosa e outros tantos também são crias da Vila Belmiro.
Sabendo disso, no basquete, o Santos Mobydix também não deixou de apostar nas categorias de base. O clube trabalha com um projeto de divisões em parceria com o Febre Basketball, atuando junto de jovens de 6 a 17 anos na Baixada Santista.
Hoje em dia, o clube conta com times sub-14 e sub-15 de basquete 5x5, os quais treinam todas as semanas no Clube dos Ingleses, um parceiro do projeto. Além disso, também disputam o Campeonato da Liga Santista.
#JornalUniãoLeia também: