Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fonte: Pexels

O Santos é, inegavelmente, um dos grandes clubes do Brasil e da América Latina como um todo. Responsável por levar o nome do país ao exterior com sucesso em meados do século passado, o time continua em evidência - por mais que não viva a sua melhor fase. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, o Santos não é só futebol. Agora, a equipe começa a brilhar, e se aventurar, também no basquete. 

Ao contrário do Flamengo e de outros clubes brasileiros conhecidos também no futebol, o Santos não tem uma grande tradição no basquete. Isso não se deve a falta de capacidade, competência e nem nada disso. O motivo, na verdade, é porque se trata de uma modalidade extremamente recente para o Peixe. 

O Santos começou a atuar também como uma equipe de basquete em meados de 2021, no meio da pandemia do novo coronavírus. O clube ingressou nessa modalidade depois de uma parceria com a Associação Ponto Positivo, a qual resultou na criação do chamado Santos Mobydix. 

Vale destacar, no entanto, que a equipe do Santos não disputa o tradicional basquete. Na verdade, o time fundado em 2021 na verdade atua na modalidade 3 x 3, com três jogadores em meia quadra se enfrentando. São desenvolvidos trabalhos nas categorias masculino, feminino, cadeirantes e categorias de base. 

O início do Santos Mobydix, a equipe de basquete do Peixe 

Como citado anteriormente, o projeto de basquete do Peixe, o Santos Mobydix, saiu do papel em 2021. O objetivo é justamente desenvolver essa outra modalidade esportiva dentro de um clube que já é muito conhecido por causa do futebol, mas que pode expandir ainda mais a sua atuação no esporte.

O fato é que grandes nomes foram essenciais para que o Santos Mobydix pudesse de fato acontecer. Um deles foi Paulo Jamelli, ex-jogador de futebol que defendeu a camisa do Peixe nos anos de 1995 e 1996, assim como foi executivo de futebol do clube em 2009 e 2010. 

Hoje, Jamelli é empreendedor no ramo esportivo e trabalha como CEO do Santos FC Mobydix. Além dele, Alessandra Santos, medalhista olímpica e campeã mundial de basquete feminino, atua como coordenadora do clube. São estrelas se unindo para fazer com que o Peixe alcance novos patamares.

Como funciona o basquete 3 x 3 

Ao que tudo indica, o objetivo do Santos é realmente fazer com que a sua equipe de basquete um dia venha a disputar os torneios tradicionais, como a NBB. No entanto, o primeiro passo surge na atuação do formato 3 x 3, que possui um funcionamento bastante semelhante com o formato comum.

No basquete 3 x 3, três jogadores em cada time se enfrentam em meia quadra. O objetivo é alcançar os 21 pontos ou, ao fim dos tempos, estar à frente do adversário no placar. 

O time de cadeirantes do Santos 

O Santos mal iniciou na modalidade de basquete e já está fazendo história enquanto clube inclusivo. Isso porque o Mobydix já conta com uma equipe de atletas cadeirantes no esporte, fruto de uma parceria com o Ypiranga de São Paulo. 

O time de cadeirantes do Santos funciona como uma espécie de braço do projeto Mobydix. Ele conta com um elenco misto e profissional que, ainda em 2022, disputa a série prata do Campeonato Paulista e até mesmo o Campeonato Brasileiro da categoria.

E quando falamos que o time está fazendo história, é fato. Isso porque, com a iniciativa, o Santos se tornou o primeiro clube de futebol a contar com uma equipe de basquete para cadeirantes - um pioneiro no Brasil. 

Basquete do Santos presente também nas categorias de base 

Não é segredo para ninguém que a base do Santos é uma das mais fortes do Brasil, se não a mais forte. Historicamente, o clube foi responsável por algumas das principais revelações do mundo. Na década de 1950 tivemos nada mais nada menos do que Pelé, o rei do futebol. Neymar, Ganso, Robinho, Diego, Gabriel Barbosa e outros tantos também são crias da Vila Belmiro.

Sabendo disso, no basquete, o Santos Mobydix também não deixou de apostar nas categorias de base. O clube trabalha com um projeto de divisões em parceria com o Febre Basketball, atuando junto de jovens de 6 a 17 anos na Baixada Santista.

Hoje em dia, o clube conta com times sub-14 e sub-15 de basquete 5x5, os quais treinam todas as semanas no Clube dos Ingleses, um parceiro do projeto. Além disso, também disputam o Campeonato da Liga Santista.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.