Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma festa do esporte. Assim foi a abertura da 5ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), no ginásio de esportes da Universidade Positivo, em Curitiba, na última sexta-feira (2).


Até a amanhã (6) os 1.300 paratletas participantes irão disputar 15 modalidades na Universidade Positivo, no Clube Curitibano, na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), Clube 3 Marias, Copel, Parque Barigui e Parque Iguaçu. Os Parajaps são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e apoio da Universidade Positivo.

A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente com o avião que levava os atletas da Chapecoense à Colômbia, e foi seguida pelo desfile das delegações e execução dos hinos nacional, do Paraná e de Curitiba.

O momento mais emocionante da solenidade foi o acendimento da pira olímpica, pelo atleta de vôlei sentado Daniel Jorge, que conduziu a tocha vestindo uma camisa da Chapecoence. Bolsista do TOP- Talento Olímpico do Paraná, Daniel é tricampeão dos Parajaps, campeão brasileiro em 2014, tricampeão ParaPan-Americanos e vice mundial, além de ter participado de três Paralimpíadas.

O secretário estadual do Esporte e Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, lembrou que os Parajaps são o maior evento do Brasil nesta categoria. Fabrício agradeceu à Prefeitura do Município e à Universidade Positivo e a todos que contribuíram para a realização dos jogos.

“Quem gosta do esporte, deve prestigiar nossos paratletas. São pessoas que lutam, trabalham durante o ano todo e se preparam para essa competição. A presença do público aqui vai motivar ainda mais nossos paratletas a alcançarem o sucesso”, comentou o secretário.

“Essa ação da Secretaria de Estado de manter os Parajaps nesse nível técnico fantástico é uma das ações do esporte mais emocionantes que eu conheço. É muito bacana ver esse pessoal todo reunido”, afirmou Aluisio Dutra, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Esse é o segundo ano consecutivo em que Curitiba sedia os Parajaps. O município participa com uma delegação de 175 atletas.

Maria Luiza Passos, de Curitiba, que disputa a modalidade de tênis de mesa, foi a responsável pelo juramento do atleta. Ela participou de cinco Jogos ParaPan-Americanos e três Paralimpíadas, entre outras competições. Ela é tetracampeã dos Parajaps e já conquistou 31 títulos brasileiros.

O encerramento da cerimônia de abertura foi marcado por uma apresentação de dança do grupo Get Flex, que executou parte do espetáculo Ámilis e os Reinos do Natal.

“É uma felicidade gigantesca ter mais esse passo conquistado”, comemorou o coordenador de Paradesporto da Seet, Mário Sérgio Fontes. “Esperamos disputas ferrenhas, ardorosas, mas com muita lealdade”, disse.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de abertura a professora Simone Iubel, da Universidade Positivo; Leopoldo Vendrami, chefe do Escritório Regional do Esporte e Turismo; Ana Leopoldina da Rocha de Souza Netto, coordenadora de terapias do Centro Hospitalar de Reabilitação; e autoridades municipais.

AEN
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.