Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As alunas Adriane a Amanda, ambas do ensino médio, ainda ganharam uma bonificação para estudarem na Universidade de Nova York

As estudantes do ensino médio do Colégio Interativa Adriane Roschel e Amanda Kakuno conquistaram a medalha de bronze na categoria Ciências da Genius Olympiad, evento mundial de iniciação científica que foi realizado na Universidade de Nova York (EUA) entre os dias 12 a 17 de junho.

A dupla concorreu com o Projeto “Produção de β-galactosidase e etanol a partir da fermentação de Kluyveromyces fragilis IZ 275 em diferentes tipos e condições de soro de queijo”, que se baseia na reutilização dos soros de queijo, um resíduo agroindustrial que é descartado pela indústria, dando assim o tratamento correto para este produto e evitando que ele seja despejado de maneira indevida no meio ambiente.

Segundo as alunas, é possível produzir o etanol (biocombustível) e também uma enzima, a β-galactosidase, que é capaz de quebrar a lactose do leite, ajudando assim as pessoas que são intolerante ao leite e seus derivados.

O projeto foi credenciado para a Genius Olympiad após ser classificado na categoria “Melhor diário de Bordo” no Sitec de 2015 (Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciências), evento realizado há 15 anos pelo Colégio Interativa e associado da feira internacional.

A premiação aconteceu no dia 16/06, e as jovens cientistas concorreram com mais de 500 projetos de iniciação científica do mundo inteiro. Elas foram premiadas com medalhas, certificados e uma bolsa de 9 mil dólares anuais para estudarem na SUNY - State University of New York.

O Colégio Interativa atua em parceria com algumas universidades, favorecendo assim o desenvolvimento aprofundado dos estudos realizados. Para a pesquisa bibliográfica e desenvolvimento da pesquisa, as alunas contaram com a ajuda do orientador Fabio Luiz Ferreira Bruschi, professor de Biologia e membro do programa de Iniciação Científica do Colégio Interativa.  Já para a parte prática, as alunas Adriane e Amanda contam com a orientação do dr. Luiz Rodrigo Ito Morioka, da Unopar.

Asimp/Colégio Interativa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.