Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná manteve a tradição de alcançar boas colocações nos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os estudantes atletas paranaenses terminaram a disputa entre os melhores do País na edição 2016, com o segundo lugar na classe A, para jovens de 15 a 17 anos. 

Conhecida no meio estudantil como “Força Verde”, a delegação do Paraná conquistou 43 medalhas, sendo superada apenas por São Paulo. Em setembro, os estudantes paranaenses já haviam conquistado o inédito título de campeões da classe B, para atletas de 12 a 14 anos, comprovando o avanço do esporte escolar no estado.

“Temos que parabenizar as meninas e meninos pelo empenho. É uma conquista que nos emociona e orgulha por colocar o nosso Estado em destaque no cenário esportivo brasileiro”, afirmou o governador Beto Richa. “Este é o prêmio por se acreditar e investir em esporte”. 

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual licenciado Douglas Fabrício, também comemorou o resultado. “A participação do Paraná mais uma vez foi espetacular. Não é por acaso que é conhecido como a Força Verde”, disse. “É o resultado do trabalho feito pelo Governo do Paraná e pelos municípios que investem e querem cada vez mais que o esporte seja referência na formação educacional dos nossos jovens. Parabéns a todos”, afirmou.

DISPUTAS - Os destaques nas modalidades coletivas foram os títulos no basquetebol masculino para o Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, uma conquista inédita para o Paraná, e no futsal feminino, para o Colégio OPET Bom Retiro, de Curitiba.

A decisão do título no basquetebol masculino, contra o Colégio Vasco da Gama (RJ), foi emocionante. A equipe do Rui Barbosa manteve o equilíbrio no placar na maior parte do jogo. Porém, os cariocas colocaram oito pontos de vantagem nos últimos minutos da partida. O Paraná reagiu, empatando a partida com quatro arremessos seguidos. O último ponto veio após o arremesso do pivô Jorge em uma falta sofrida aos cinco segundos finais. A partida encerrou em 50 a 49, consagrando o colégio na conquista inédita do Paraná na modalidade e naipe.

O técnico Guilherme Roma atribuiu a vitória à garra do time que não desistiu em nenhum momento. “Esses moleques foram guerreiros demais. Eles acreditaram que era possível e viraram o jogo. A gente queria ficar entre os quatro, mas ser campeão é muito melhor. Isso coroa o esforço de cada um deles. Viemos de uma cidade do interior do Paraná, muitos não acreditavam e nem conheciam a gente e hoje somos campeões brasileiros,” comemorou o técnico.

FUTSAL - Se na final do basquetebol a partida foi tensa, na decisão do futsal as meninas do OPET deram um show em quadra, com mais tranquilidade no placar. Após encerrar o primeiro tempo em 2 a 0, o colégio voltou com força total e goleou a Escola Estadual José Mota (AM), encerrando a partida em 6 a 0. A artilheira da partida foi a pivô Luana Grabias, com três gols.

Para o técnico campeão, Sandro Mendes, essa conquista um ano após o rebaixamento é mérito de cada uma das atletas. “Essa vitória tirou um caminhão das minhas costas e elas estão de parabéns por tudo que fizeram na competição e durante toda a preparação para chegar até aqui. Estou muito orgulhoso de todas”, declarou.

Na disputa de terceiro e quarto lugares do basquetebol feminino, o Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, derrotou por 73 a 43 a Escola Rural (RS) e ficou com a medalha de bronze. Obstinado, o Colégio Estadual Olavo Bilac, de Sarandi, entrou com tudo em quadra e também garantiu o bronze após vitória por 25 a 20 sobre o Colégio Industrial de Lages (SC).

No voleibol mais duas medalhas de bronze foram conquistas. No feminino, o Colégio Expoente Água Verde enfrentou o COC Uberlândia (MG) e venceu com facilidade por 3 sets a 0 (25/23, 25/17 e 25/6). Já no masculino, Colégio Neo Master levou um susto no segundo set, mas acabou sendo superior na partida e encerrou em 3 sets a 1 (25/23, 17/25, 25/16 e 25/13), garantindo o bronze sobre o Colégio Sinodal (RS).

No futsal e handebol, no naipe masculino, o Paraná disputará o torneio no próximo ano na segunda divisão. O futsal feminino volta à primeira divisão e se junta às demais equipes que permaneceram na elite.

TALENTO OLÍMPICO - Entre os atletas participantes das modalidades coletivas, sete são bolsistas do TOP 2016. No basquetebol feminino: Tayen Miranda e Pâmela Silva; no masculino: Raul Eiras e Guilherme Brandalize; no voleibol feminino: Milena Miranda e no masculino: Guilherme Sguario e Lucas Guerreiro.

O Paraná se destacou também nas modalidades individuais, responsáveis por 37 das 43 medalhas conquistadas. (Confira o desempenho: www.jogosescolares.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=12295&tit=Parana-encerra-participacao-nas-modalidades-individuais-com-37-medalhas-nos-Jogos-Escolares-da-Juventude)

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo. A edição 2016 teve suporte do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

QUADRO DE MEDALHAS

ATLETISMO

OURO – 400m rasos – Eder Henrique Candim, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira 

PRATA – Lançamento de disco – Caroline Elias de Almeida, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira

PRATA - Salto em distância - Weslley Beviláqua Beraldo, do Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão, de Tamboara

BRONZE – 110m com barreiras - Weslley Beviláqua Beraldo, do Colégio Estadual Dr. Duílio Beltrão, de Tamboara

BRONZE – 200m rasos - Rafaela Neves Zen, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, de Cascavel

BASQUETEBOL

Feminino 

BRONZE – Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu

Masculino

OURO – Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon

CICLISMO

PRATA – Contrarrelógio - Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá

OURO – Prova por pontos - Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá

PRATA – Prova por pontos – Esther da Silva Cruz, do Colégio Paraná, de Maringá

PRATA – Prova por pontos – Bruno Martins, do Colégio Estadual Eleodoro Pereira, de Cascavel

OURO – Estrada individual - Amanda Kunkel, do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá

FUTSAL

Feminino

OURO – Colégio OPET Bom Retiro, de Curitiba

GINÁSTICA RÍTMICA 

OURO – Equipe – Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina e Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Individual geral - Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Bola - Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Fita - Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Arco - Bárbara Domingos, do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba

OURO – Arco - Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina 

PRATA – Bola - Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina

PRATA – Individual geral - Heloisa Bornal, do Colégio Estadual Professora Margarida de Barros, de Londrina

HANDEBOL

Feminino

BRONZE – Colégio Estadual Olavo Bilac, de Sarandi

JUDÔ

BRONZE – Médio (até 81kg) - Giovanni Mangini, do Colégio Erasto Gaertner, de Curitiba

BRONZE – Meio-médio (até 73kg) - Gabriel Adriano, do Colégio Bom Jesus, de Curitiba

OURO – Equipe feminina

NATAÇÃO

OURO – 100m borboleta - Sanny Marques, do Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba

OURO – 100m borboleta - Júlio Nobuyuki Ito, do Colégio Nobel, de Maringá

PRATA – 50m livre - Maria Eduarda Pereira, Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba 

OURO – 100m peito – Stefan Kaminski, do Colégio Positivo, de Curitiba

OURO – 50m borboleta - Júlio Nobuyuki Ito, do Colégio Nobel, de Maringá

OURO – 50m peito - Stefan Kaminski, do Colégio Positivo, de Curitiba

PRATA – 100m costas - Maria Eduarda Pereira, Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba

PRATA – Revezamento 4x50m medley feminino

PRATA – Revezamento 4x50m medley masculino

TÊNIS DE MESA

OURO - Equipe feminino - Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE - Equipe masculino - Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá 

OURO – Dupla feminina - Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

PRATA – Dupla masculina - Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE – Dupla mista - Jully Nagao, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá e Gustavo Miura, do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá

BRONZE – Dupla mista - Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina e Lucas Henrique Nomura, do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí 

PRATA – Individual - Daniela Yano, do Colégio Ateneu, de Londrina

VOLEIBOL

Feminino

BRONZE – Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba

BRONZE – Colégio Neo Master, de Ponta Grossa

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.