Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se o volume de inscritos for o parâmetro para qualificar o tamanho de uma competição, o Paraná pode ser orgulhar, em várias categorias. Com mais de 50 filiados ativos, a Federação Paranaense de Voleibol está com a agenda carregada para o segundo semestre. Não que o primeiro semestre ficou às moscas, pelo contrário, o voleibol em terras paranaenses começou cedo e com muita gente praticando a modalidade destaque no cenário estadual.

No adulto, o Campeonato Estadual foi dividido em duas divisões. Ao todo, 10 equipes no masculino e oito no feminino disputam a competição. Na divisão especial, o formato de turno e returno classifica as melhores para as semifinais. Na primeira divisão, o feminino é disputado em turno e returno com a final entre as duas melhores, valendo o acesso à divisão especial em 2016. No masculino, seis equipes se enfrentam em turno único, e as quatro melhores passam a fase final. O campeão garante vaga na elite no ano que vem.

Se o adulto é sucesso, o que dizer da grande coqueluche criada em 2009 pela Federação Paranaense de Voleibol. Até então chamado de Campeonato Estadual da Juventude, o atual Estadual Sub-19 tem 31 equipes participantes, em duas divisões. Na Divisão Especial, tanto no masculino quanto no feminino, seis equipes jogam em turno e returno, para as semifinais os quatro melhores se classificam e os dois piores caem para a 1ª divisão em 2016. As duas vagas para 2016 estão sendo disputadas por 10 equipes no masculino e nove no feminino. Em turno único, as equipes se enfrentam e as quatro melhores continuam na luta pelo título e pela vaga. Desde 2011, a competição tem transmissão ao vivo pela FPVTV.

A novidade deste ano foi o Campeonato Estadual Sub-21. Nove equipes disputaram a única etapa realizada em maio em Curitiba no embrião que pode ser uma das melhores competições para 2016, haja vista que o projeto da FPV prevê a realização de um Campeonato Brasileiro nesta categoria, envolvendo clubes do sul e sudeste ainda em 2015.

A Federação Paranaense de Voleibol ainda realiza outras quatro competições para categorias menores (Sub-17, Sub-16, Sub-15 e Sub-14), sendo que a Sub-15 e a Sub-17, em três etapas. O sub-17 inclusive já teve a sua 1ª etapa realizada em Toledo em abril deste ano. Sete equipes no feminino e seis no masculino participam da competição.

O sub-15 também em abril deste ano movimentou Guarapuava, região central do Estado. Oito equipes no feminino e quatro no masculino jogaram entre si na 1ª etapa. Mas o grande campeão só sai em outubro com a fase decisiva.

A se comparar com os anos anterior, os campeonatos Sub-14 e Sub-16 serão os que atrairão maior interesse de equipes no Estado, visto que é disputado em apenas uma etapa compreendendo quatro dias de competição. Nas duas categorias, em 2014 a Federação conseguiu 35 equipes nas duas categorias. Se o sucesso se repetir, a Federação Paranaense de Voleibol chegará a uma marca histórica.

O calendário de 2015 já consta com 83 equipes inscritas apenas nos estaduais, e se mantiver o sucesso do Sub-14 e Sub-16, chegará a quase 120 equipes participantes dos campeonatos organizados pela FPV no ano. Soma-se a esses números as 41 equipes do regional metropolitano de Curitiba e os 14 participantes da recém criada Copa Norte.

"Estou na Federação há 33 anos e enfim posso dizer que estou satisfeito com a participação das equipes no voleibol paranaense. Nossos campeonatos são bem organizados, mantem um padrão de estética, de qualidade técnica, que nos diferencia de qualquer outra competição. Seguimos o padrão que deu certo no Brasil, de zelo, de cuidado extremo com nossos atletas", destaca o presidente da FPV, Neuri Barbieri.

Como superintendente geral da CBV de fevereiro de 2014 a abril de 2015, e eleito vice-presidente da entidade que administra o voleibol brasileiro, Barbieri conta que o voleibol do Paraná é um dos melhores do Brasil: "Só consegui ter essa noção conhecendo o panorama geral de todas as federações. O comparativo com equipes da Superliga nos deixa atrás, mas em volume de equipes, prática federada de voleibol, somos os melhores do Brasil. Essa conquista é especial e os números são frutos de um compromisso que assumi quando fui eleito pela última vez como presidente da Federação no Paraná."

O destaque do Paraná não se restringe apenas aos números dos campeonatos estaduais. Em novembro, pelo 15º ano seguido a Federação Paranaense de Voleibol realiza a Taça Paraná, considerada a maior competição de voleibol do Brasil. Em quatro categorias, durante cinco dias, mais de 120 equipes de vários estados do país participam da festa do voleibol de base. A competição, tida como celeiro de atletas, é usada pelos técnicos das seleções brasileiras juvenil e infantojuvenil tanto no masculino quanto no feminino.

- -

Federação Paranaense de Voleibol/Assessoria de Imprensa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.