Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jovens interessados em participar podem ser inscrever pelo site do projeto até o final deste mês; mais informações estão no Instagram

Os jovens de Londrina que gostam de praticar esporte e tem vontade de se profissionalizar no vôlei podem se inscrever na escolinha de vôlei do projeto Voleibol XXI de Outubro. A iniciativa está com vagas abertas até o final do mês de maio e os interessados devem preencher o formulário disponível no site do projeto (https://linktr.ee/Voleibolxxideoutubro), que é realizado pela Associação Atlética Acadêmica de Educação Física XXI de Outubro da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e conta com o patrocínio financeiro da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

De acordo com o gestor, coordenador e técnico do projeto Voleibol XXI de Outubro, Matheus Rodrigues de Carvalho Elias, podem se inscrever na escolinha gratuita de vôlei os jovens nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007, que são iniciantes ou intermediários, ou seja, que participam de projetos nas escolas, clubes e associações, mas que nunca tiveram experiência em competições oficiais.

As aulas serão realizadas no período da tarde, nas quadras Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), que fica na UEL. Até o momento, 30 adolescentes já se inscreveram, sendo que, ao todo, há 50 vagas. “Pretendemos colocar mais jovens das escolas estaduais, municipais e particulares no projeto, para treiná-los na iniciação aos jogos escolares e, posteriormente, para as competições representando Londrina e UEL. É aí que saem os talentos no esporte”, disse.

O projeto engloba várias equipes, tendo 14 atletas treinando e competindo no universitário feminino (representando a UEL), 16 no adulto (representando o Município de Londrina e a UEL); 18 atletas do sub-17 ao sub-19, além dos novos alunos que vão compor a Escolinha de Vôlei. A iniciativa, que existe desde 2020, oferece treinamento aos atletas que têm perspectivas de se tornarem jogadores de alto rendimento em Londrina.

“Quero fazer o que os outros projetos não fazem, ir além do vôlei e incentivar a educação, fazer com que os alunos tenham interesse em estudar na UEL, que consigam entrar na universidade e continuem jogando vôlei, se dedicando e representando a cidade e a universidade nas competições de alto rendimento, nos Jogos Escolares. Acredito que consigo usar o esporte como ferramenta de transformação, porque eu joguei vôlei até os 21 anos, vim de São Paulo e estudei na UEL, fiz especialização e mestrado em Análise de Comportamento e hoje sou treinador. Quero que eles vejam que isso é possível e que venham outros Matheus”, contou o gestor, coordenador e técnico do projeto Voleibol XXI de Outubro.

Para tanto, todos os jovens e adultos que participam do projeto têm um acompanhamento da frequência escolar e de notas do histórico acadêmico e da escola. Além disso, o técnico reúne-se com os pedagogos escolares para acompanhar a aprendizagem dos participantes.

Competições

Nos dias 20 e 21 de maio, a equipe jogará em Ivaiporã, na etapa do Paranaense de Voleibol. Em abril desse ano, os atletas do projeto participaram do Campeonato Paranaense Sub-19, Série A, em São José dos Pinhais, sendo que a segunda etapa da competição será realizada entre os dias 25 a 28 de agosto, em Maringá.

A Prefeitura de Londrina patrocina os times do projeto através do Feipe. Neste ano, estão sendo investidos R$ 60 mil na categoria adulto e R$ 90 mil na categoria juventude. Com o dinheiro, o projeto investe em equipamentos para os treinos, assim como financia os gastos com as viagens para as competições pelo Estado do Paraná e outros. “Em 2020 passamos a concorrer no Feipe da Prefeitura de Londrina e estamos há três anos come essa parceria, que faz muita diferença para o projeto e contribui bastante para a gente ter recursos para as viagens, materiais e treinos, porque as competições são caras, tem as hospedagens, o transporte, a alimentação e a ajuda de custo para os atletas e treinadores. Sem esse investimento dificultaria o trabalho”, explicou o treinador.

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, é muito importante o que a Prefeitura de Londrina faz pelo esporte local, especialmente, através do financiamento do Feipe. “Sabemos que o esporte consegue mudar a vida das pessoas. Por isso, nós da Fundação de Esportes estamos sempre buscando melhorar nosso trabalho e divulgar os editais do Feipe, para que cada vez mais projetos se inscrevam e descubram os talentos que existem na nossa cidade. Damos parabéns ao projeto da UEL e esperamos que mais iniciativas assim aconteçam em Londrina”, disse Oguido.

As empresas e órgãos públicos que quiserem ajudar no patrocínio ao projeto podem entrar em contato pelo Instagram @voleibolxxideoutubrolondrina (clique aqui). Já no site https://linktr.ee/Voleibolxxideoutubro os jovens e adultos conseguem se inscrever nas seletivas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.