Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati receberá o ex-futebolista multicampeão para consolidar o lançamento do Núcleo União da Vitória; foram abertas 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, matriculadas na rede pública de ensino

Na próxima segunda-feira (20), o ex-jogador de futebol Ricardo Luiz Pozzi, o Ricardinho, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, estará em Londrina para lançar o primeiro polo na cidade do seu projeto social Maestro da Bola, instalado no Jardim União da Vitória, região sul. A partir de agora, crianças e adolescentes da rede pública de ensino da cidade, cadastradas no projeto, terão um espaço inclusivo para aulas gratuitas de futebol e outras atividades fora do período escolar.

Às 11h, o prefeito Marcelo Belinati recebe, em seu gabinete, o embaixador da iniciativa, hoje comentarista esportivo, para dar as boas-vindas e fazer a assinatura simbólica do termo de cooperação entre a Associação Maestro da Bola e o Município, por intermédio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), representada pelo presidente do órgão Marcelo Oguido.

Mais tarde, às 15h, haverá a inauguração oficial do novo Núcleo União da Vitória, com visita ao campo de futebol do bairro que receberá as atividades deste projeto social, na Rua da Cidadania, próximo à Eurobase – Instituto União para a Vitória. No evento, serão entregues uniformes e kits de materiais para as crianças já cadastradas no projeto, incluindo sacolas personalizadas e garrafas de água. Também serão distribuídos pipoca, algodão doce e bebidas, além da realização de sorteios.

O Maestro da Bola é uma entidade sem fins lucrativos de caráter social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da rede pública de ensino, com 13 núcleos em Curitiba, cinco em Foz do Iguaçu e agora chegando Londrina. Sem o intuito de formar jogadores para o mercado esportivo, o objetivo da iniciativa é, essencialmente, promover a inclusão dos jovens por meio da prática esportiva, oferecendo condições igualitárias para públicos com menos oportunidades devido à condição econômica, física (com alguma forma de deficiência) ou de gênero. No Paraná, o projeto hoje alcança cerca de 1.500 crianças.

Em Londrina, o Núcleo União da Vitória está operando em um campo cedido pela Prefeitura, que cuidará de sua manutenção e não terá nenhum gasto adicional relacionado às atividades. Por sua vez, a entidade Maestro da Bola ficará responsável pela execução das atividades com professores próprios, uniformes e material esportivo para os alunos, além de ações fora das quatro linhas. As atividades são totalmente gratuitas.

Antes do lançamento oficial, as aulas tiveram início há cerca de três semanas. Inicialmente, foram abertas 100 vagas, sendo 50 para o período da manhã e 50 à tarde, para categorias de 7 a 14 anos. Mais de 30 crianças já estão cadastradas e as inscrições podem ser realizadas presencialmente no próprio espaço do projeto, tendo como prioridade os moradores do União da Vitória. Outro local para inscrição é a Casa AJC Supermercado, na Rua da Cidadania, 295. É necessário que a criança esteja estudando regularmente, e as atividades ocorrem no contraturno escolar. As aulas são realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas, das 9h às 10h, das 10h às 11h; e das 14h às 15h, e 15h às 16h.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, um dos articuladores da nova parceria, o Núcleo União da Vitória vem para beneficiar dezenas de crianças e adolescentes da rede pública, valorizando a inclusão social pelo esporte. “Trata-se de um projeto muito bonito por conta do trabalho social, e bem estruturado em suas ações, que envolvem diretamente as comunidades que mais precisam. Os jovens londrinenses poderão participar gratuitamente do projeto, praticando o futebol, se espelhando na trajetória de sucesso e conquistas de um craque como foi o Ricardinho, mas principalmente tendo atividades físicas de qualidade para poder evoluir e ficar longe das ruas. Desde o início dos contatos, estivemos de portas a abertas para articular a vinda do Maestro da Bola para cá, e estamos muito contentes e satisfeitos por ver o projeto tomando corpo em um grande e importante bairro da zona sul. Com certeza será um sucesso”, comemorou.

Para o presidente da FEL, Marcelo Oguido, a chegada a Londrina de um projeto social de sucesso em nível estadual é de grande valia para atender a comunidade do União da Vitória, incentivando os jovens a praticarem esportes e manterem atividades saudáveis. “Ter o lançamento do Maestro da Bola em Londrina, com a presença do Ricardinho, gestor da iniciativa e um ídolo do nosso futebol, credencia o projeto na cidade e dá visibilidade ao trabalho social que irá colaborar para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Essa iniciativa, que ajuda o público mais carente já é consolidada em Curitiba e Foz, e agora Londrina terá a oportunidade de usufruir das ações que são muito benéficas e só têm a somar. Esperamos que essa parceria prospere e traga ótimos frutos”, ressaltou.

Ricardinho – Com uma trajetória de sucesso e repleta de títulos no futebol, Ricardinho, idealizador do Maestro da Bola e atual comentarista do canal SporTV, atuava como meio-campista e se destacava por sua habilidade, qualidade de passe, visão de jogo e armação de jogadas. Foi pentacampeão mundial com o Brasil em 2002, e também integrou o elenco da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006. Pelo Brasil, ainda disputou a Copa das Confederações em 2003. Ao todo, jogou 23 partidas com a camisa brasileira.

É ídolo do Corinthians, onde conquistou vários troféus entre o final dos anos 90 e início dos 2000, e também sagrou-se campeão vestindo as camisas do Santos, Atlético Mineiro, Paraná Clube, onde foi revelado, além do clube Besiktas, da Turquia. Jogou ainda pelo São Paulo, Bahia, Bordeaux (França) e Middlesbrough (Inglaterra).

Como treinador, Ricardinho chegou a comandar o Londrina Esporte Clube (LEC), onde teve uma passagem em 2018. Treinou o Paraná, Ceará, Avaí, Santa Cruz, Portuguesa e Tupi (MG).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.