Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O mais novo integrante da equipe Honda Mobil está dando tudo de si para ir bem nas etapas. E a próxima será em Londrina, semana que vem, sua cidade natal

Londrina se prepara para receber a 3ª etapa do SuperBike Brasil e tem 'prata da casa' querendo fazer bonito.

Nem mesmo os companheiros de equipe estão sendo páreo para a regularidade de Diego Faustino (#68), da Honda Mobil, piloto natural de Londrina, Paraná, onde será realizada a terceira etapa do SuperBike Brasil. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, terceiro autódromo internacional construído no Paraná, inaugurado em agosto de 1992, recebe o campeonato, o maior de motovelocidade das Américas, semana que vem, de 24 a 26 de julho.

Na etapa passada (que aconteceu dia 7 de junho, no Velopark, no Rio Grande do Sul), Faustino foi o mais rápido da SuperPole e desbancou o Maico Teixeira (#36), da equipe Honda Mobil, que corria em casa e vinha de vitória na primeira etapa da competição.  Os tempos marcados nos treinos eram um indicativo de que a prova teria um tempero a mais, já que ambos foram os únicos a baixar na casa dos 56 segundos. A sorte sorriu para Diego e deixou Maico de fora da disputa, o que não a tornou menos acirrada. Diego venceu a segunda etapa e chega a Londrina liderando o ranking da categoria com 49 pontos.

Mas quem é o Paranaense Diego Faustino?

Que atire a primeira pedra aquele que nunca pegou um carro escondido, saiu de fininho driblando um castigo ou fingiu estar doente para não ir a aula. Motivos não faltam para pais como João Faustino ensinarem a seus filhos os ‘bons modos’. Mas o que seria de Diego Faustino se não tivesse sido rebelde o suficiente para ficar dois meses de castigo?

Como diz o velho ditado ‘há males que vem para o bem’. E não há citação melhor para descrever os acontecimentos envolvendo o atual piloto da Honda CBR 1000RR Fireblade (#68), pela equipe Honda Mobil. Faustino sempre foi apaixonado por esportes a motor, especificamente aqueles envolvendo carros — o piloto é fã de Ayrton Senna e dada sua idade, 25 anos, cresceu ouvindo sobre as proezas do “Ás” do volante. Mas pensamentos adolescentes o levaram a pegar o carro do pai escondido certa vez, o que infelizmente acabou com uma batida e um longo castigo de dois meses.

Por morar próximo de um autódromo, seu ‘período de reflexão’ foi ritmado pelo som dos motores e, após a soltura do filho rebelde, o pai o convidou para apreciar uma corrida direto das arquibancadas, prova esta que seria de motovelocidade. Foi paixão a primeira virada de pescoço acompanhando a passagem das motos em alta velocidade na pista.

A insistência do menino fez com que João Faustino comprasse uma Yamaha RD 135cc, que por coincidência do destino pertencia ao então piloto da SuperBike Master, Juracy Black. Com a parceira de duas rodas, Faustino ingressou em 2006 no campeonato regional, em sua terra natal, Londrina, onde mora. Em 2007 disputou o Brasileiro de 250cc e embarcou para a Espanha no final do mesmo ano, para participar de um Festival Mundial. No ano seguinte repetiu a participação no Brasileiro até que, em 2009, conquistou o vice-campeonato Paranaense. Com o surgimento de um novo campeonato em 2010, apadrinhado por Felipe Massa e envolvendo motos e carros, Diego fez parte de uma grande equipe na competição, o que serviu de trampolim para sua carreira como piloto.

No ano de estreia de Diego Faustino no SuperBike Brasil (2011), o piloto foi avassalador, conquistando o vice campeonato na classe SuperBike. No ano seguinte, subiu ainda mais e tornou-se campeão Brasileiro de 2012 na competição, além de ter recebido nomeação como Piloto Revelação e o troféu Moto de Ouro, em premiação realizada por revista especializada. Nos anos de 2013 e 2014, competiu por equipes diferentes, até que, para a temporada 2015, acertou com seu atual time, o Honda Mobil de Motovelocidade.

O empresário e piloto é breve e direto quando fala de suas expectativas para 2015, “quero ser campeão”. Mas tem os pés no chão ao analisar os desafios que irá encarar ao longo do ano e comenta: “quero evoluir e me tornar um profissional cada vez melhor, tanto na pilotagem quanto em acerto do equipamento e elaboração de estratégias”. Espelhado pela determinação e habilidade de superar limites de seus ídolos, Valentino Rossi e Senna, Faustino analisa sua passagem por 2014 como algo bom, com direito a muita evolução, mas que ainda pode melhorar, sobretudo na parte física, a qual tem se dedicado bastante em busca de seu objetivo.

De sua experiência em competições fora do país, o piloto da moto #68 considera essencial o aprendizado e um olhar diferente para o cenário, como ele cita, “uma visão mais profissional, de mente aberta e em busca de evolução”. Ele completa dizendo que os patrocinadores são um componente vitalem qualquer esporte, “são eles que nos dão a possibilidade de competir, de mostrar nosso trabalho e, junto a isso, a marca delestambém. Estou levando em 2015 empresas de renome, o que aumenta a responsabilidade de fazer um bom trabalho na pista”.

Quando não está disputando com o cronômetro seus melhores tempos dentro da pista, Faustino se dedica a assistir corridas na TV. Ele também se interessa em construir peças por conta própria, seja um sub chassi ou partes maiores para uma moto completa, durante o tempo livre as soldas e conversas giram em torno do assunto principal, a paixão pelas motos.

Faustino garante que está pronto para correr ao lado da torcida nas arquibancadas e convida a todos a estarem em Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, pois a disputa promete pegar fogo de 24 a 26 de julho. 

O SuperBike Brasil tem patrocínio Silver: Honda, Pirelli, Mobil e Yamaha. Bronze Premium: Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Bronze: Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.

Asimp/SuperBike Brasil

#JornalUnião

Foto: Ricardo Santos VGCOM

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.