Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento estadual de artes marciais contou com delegações de 57 municípios; competições foram realizadas em 10 modalidades

O último final de semana foi repleto de disputas nos ringues e tatames londrinenses. No sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15), a cidade recebeu a primeira edição do Paraná Combate, evento que uniu os Jogos Abertos do Paraná de Lutas (JAPs Combate) à disputa das modalidades de artes marciais dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). A iniciativa é inédita no estado e contou com mais de dois mil participantes, incluindo atletas, comissões técnicas e dirigentes. Ao todo, delegações de 57 municípios paranaenses competiram em dez modalidades esportivas: boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, luta olímpica, muay thai e taekwondo.

Além de ser o primeiro evento no novo formato, o Paraná Combate marcou também a volta às competições para muitos atletas. O torneio deriva do JAPs Combate, uma iniciativa criada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que foi abraçada pelo governo do estado e pela comunidade das lutas no Paraná. Para a próxima edição, a equipe de organização estuda a ampliação do evento, tanto em sua duração quanto no número de modalidades. A partir das reuniões e do feedback de diversos envolvidos, como atletas, dirigentes e federações, o planejamento já começou a ser feito, incluindo novidades. Londrina já se colocou à disposição para receber o Paraná Combates 2022.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, lembrou da importância do evento. “O Paraná Combate foi muito sonhado por todos os envolvidos. O projeto começou ainda em 2019 e teve de ser interrompido por conta da pandemia. A expectativa em torno dele cresceu e o planejamento teve de ser feito com excelência, pois o evento, além de trazer para a comunidade de lutas um destaque exclusivo, precisou se adaptar e garantir a segurança de todos, nesse momento de controle da pandemia que vivemos”, explicou.

Oguido comemorou as barreiras superadas. “Foram inúmeros obstáculos vencidos. O ineditismo do evento faz com que você precise construir os protocolos, e isso é um grande desafio. Desde o início, ainda na logística de transporte e montagem das arenas, até chegar ao momento dos atletas competirem, tudo foi feito com muito empenho e dedicação, e estamos deixando um legado importante. Foi uma edição histórica, não só por ter sido a primeira, mas também por ter sido um enorme sucesso”, destacou.

 “Ficam aqui nossos agradecimentos ao Governo do Estado, que confia no nosso trabalho, ao prefeito Marcelo Belinati e à nossa equipe de secretários, que acreditam na força transformadora do esporte e nos deram todo o suporte para fazer o Paraná Combate com primor. Também somos gratos aos atletas e dirigentes, que apostaram na ideia e vieram abrilhantar a competição e, em especial, aos servidores da Fundação de Esportes, que são os pilares que fizeram com que a nossa cidade retomasse o protagonismo dos eventos esportivos”, frisou o presidente da FEL

Destaques

 A Abertura do Paraná Combate foi feita no sábado (13), no ginásio do Colégio Londrinense, e contou com a presença do famoso lutador Maurício Shogun. Natural do Paraná, Shogun é um dos brasileiros de maior destaque nas artes marciais mistas (MMA) e já foi campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC), na categoria até 93 quilos.

 “Fico muito feliz em ver um evento como esse. Parabéns à Prefeitura e ao Governo do Estado por promoverem o Paraná Combate. Aos atletas, digo que foquem em ter o melhor desempenho possível. Só um vai sair campeão e o esporte é assim, mas, se você der sempre o seu melhor, saia satisfeito da competição. Nosso dever é sempre buscar a nossa melhor versão, ser campeão ou não é a consequência. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então sonhem alto e se dediquem para alcançar”, disse o campeão Shogun.

O vereador Fernando Madureira, idealizador do projeto, representou o prefeito Marcelo Belinati na abertura. “A palavra que trago do prefeito é de gratidão. Somos gratos por escolherem nossa cidade e acreditarem no trabalho que é feito em Londrina. A cidade se tornou referência no calendário esportivo, e essa é uma semente que foi plantada ainda no começo da gestão, quando estive com meus amigos da FEL. Isso é um sonho se tornando realidade e fico imensamente honrado em fazer parte da história desse evento”, pontuou Madureira.

O superintendente do Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, ressaltou a preocupação do governo com o esporte paranaense. “Nosso governador Ratinho Jr. nos deu a missão de promover o esporte no estado. Hoje, temos eventos esportivos que envolvem desde as nossas crianças até os idosos. Atendemos a todas as faixas etárias com muito esporte e saúde. Para planejar todos esses eventos, contamos com uma equipe muito dedicada e o apoio irrestrito do governador, que é praticante de taekwondo e um apaixonado por esporte”, frisou.

Participaram da abertura do Paraná Combate a deputada federal, Luisa Canziani; os deputados estaduais Tercílio Turini e Alexandre Amaro; os vereadores londrinenses Giovani Matos e Fernando Madureira; representantes da comunidade esportiva; assessorias de vereadores da Câmara Municipal de Londrina; secretários municipais de Londrina; o paratleta e medalhista olímpico, Giovani “Pantera Negra”; servidores da FEL; e atletas do Paraná Combate.

Todas as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus foram seguidas no evento, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos participantes. A realização do Paraná Combate é do Governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte, e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.