Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A sustentabilidade é um tema de interesse global e, nos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa para jovens de 15 a 17 anos, que seguem até o sábado, dia 21, em Londrina (PR), ela também é levada a sério através de diversas ações. Desde a decoração reutilizável do Centro de Convivência do evento até a separação dos resíduos produzidos no almoço e no jantar, tudo é planejado. Para que o impacto positivo dos Jogos ultrapasse as quadras, a Coordenação de Sustentabilidade dos Jogos está trabalhando por meio de três frentes nesta edição: iniciativa “Carbono Neutro”, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental. A área de sustentabilidade dos Jogos Escolares é coordenada pela atleta olímpica dos Jogos de Barcelona 92, Cristiana Lobo.

Através da atividade “Carbono Neutro", o Comitê Organizador dos Jogos, em parceria com a Secretaria do Ambiente de Londrina, assumiu o compromisso de  plantar mil árvores em Londrina, nos próximos seis meses, visando neutralizar o carbono emitido durante o evento. Todas as espécies a serem plantadas serão nativas da Mata Atlântica. No último sábado, dia 14, já houve um plantio simbólico de 40 mudas na região do Lago Igapó. A ação será novamente realizada nesta quarta-feira, dia 18, às 8hs, no mesmo local. 

Além disso, todo os resíduos produzidos durante a competição são separados. Em todo o Centro de Convivência e no refeitório do evento, estão espalhados cestas de lixo classificadas, cada uma, com seu destino específico. Uma empresa privada foi contratada para a coleta do material “não reciclável” e o reciclável é destinado para cooperativas da área de Londrina. O lixo “não reciclável” é separado em rejeitos e lixo orgânico por essa empresa. Este material orgânico passa pelo processo da compostagem, diminuindo o volume de lixo nos aterros da cidade.

“Em todo o país, 50% do volume de lixo em aterro é de lixo orgânico, então ao passar pela compostagem, reduz bastante o lixo que a gente gera para os aterros sanitários”, explica a gestora ambiental Beatriz Marins, que trabalha na equipe de Sustentabilidade dos Jogos Escolares.

A educação ambiental é outra preocupação dos organizadores dos Jogos. “É feito um trabalho de orientação, capacitação e educação ambiental com todo mundo que está trabalhando diretamente no evento e com os atletas para aprender a fazer essa separação do lixo. É um processo de formação, porque as pessoas não estão acostumadas a tirar o prato da mesa, separar e retirar o lacre das latinhas, por exemplo”, afirma Beatriz. 

Os lacres retirados das latas de sucos e refrigerantes serão doados para o departamento de quimioterapia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina que vai reverter este material em medicamento e cadeiras de roda para os pacientes em tratamento do câncer.

Além da separação e da coleta do lixo, o óleo da cozinha também tem destino certo. Todo óleo utilizado durante o evento será doado para grupos filantrópicos da cidade que vão transformar este material em sabão. “Nossa principal meta é deixar este legado positivo para Londrina e passar esse ensinamento para os atletas”, conclui Marins. 

Imprensa/COB

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.