Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até 8 de março, 19 escolas e CMEIs recebem atividades demonstrativas das 19 modalidades esportivas e culturais oferecidas pelo programa neste ano

O Programa Vencer, lançado recentemente pela Prefeitura de Londrina, inicia oficialmente suas atividades em 2024, levando projetos esportivos e culturais para escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs). As atividades ocorrem com aulas e eventos ao longo de todo o ano letivo. E, até o dia 8 de março, o programa está realizando sua abertura oficial, com apresentações das 19 modalidades oferecidas para toda a comunidade escolar (ver mais detalhes ao final).

Para as demonstrações, as atividades em cada escola param e todos os alunos são reunidos na quadra ou pátio para prestigiar este encontro. Ao todo, 19 escolas e CMEIs recebem as atividades de abertura, uma para cada modalidade. Cada projeto responsável por executar o programa se apresenta na unidade escolar atendida, fazendo uma performance de sua modalidade.

Na Escola Municipal Nara Manella, localizada no Conjunto Semiramis Barros Braga, região norte, a equipe de teatro da Associação Londrinense de Circo (ALC) apresentou uma peça. Já na Escola Municipal Carlos Dietz, que fica na rua Juscelino Kubitscheck (JK), Centro, o projeto de basquete conduzido pelo time da APVE Londrina Basketball levou a equipe feminina de Londrina para participar.

Como contou o professor da rede municipal de ensino e responsável pelo apoio técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Ensino (SME), Alexandre Segantin, com as apresentações é possível demonstrar as qualidades que o Programa Vencer agrega. “A intenção, nesse momento de abertura, é mostrar para a sociedade e para a comunidade da escola que está em desenvolvimento um projeto muito bacana e construtivo nas unidades de ensino da rede municipal. São diversas modalidades esportivas e culturais que atraem a atenção dos estudantes”, comentou.

O primeiro projeto a se apresentar e iniciar o período de abertura foi o de dança, na Escola Municipal Claudio de Almeida, localizada no Jardim Atlanta, região sul. As aulas de dança nessa unidade iniciaram em 2024 e já contam com uma lista de espera. Junto à dança, conduzida pelo Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), continuam a ser oferecidas nesse local as aulas de basquete no local, ocorrendo nas segundas e terças-feiras, enquanto a dança tem aulas nas terças e quintas-feiras, durando uma hora, sempre em contraturno escolar.

A diretora da E.M. Claudio de Almeida, Josiane Ciquini Takeshita, vê com bons olhos a atuação do Programa e os benefícios gerados. “É muito bom para o desenvolvimento motor das crianças e sua evolução, uma ótima oportunidade de inserção em modalidades que possibilitam grandes aprendizados. Aqui é um bairro com poucas áreas de lazer ao redor da escola, então os projetos dessa natureza facilitam bastante o acesso”, comentou.

O Programa Vencer é uma realização da rede municipal de ensino de Londrina em parceria com diversas organizações da sociedade civil (OSCs), selecionadas através de editais de chamamento. Ocorrendo durante todo o ano letivo, as atividades de formação e integração dos alunos são viabilizadas por um investimento de R$ 4,35 milhões do Município. A iniciativa expandiu um projeto já existente na rede municipal de ensino desde 2022.

Atividades práticas

As aulas das modalidades culturais e esportivas iniciaram no dia 19 de fevereiro, estando ativas em todas as instituições de ensino contempladas. São 19 modalidades oferecidas aos alunos, de segunda a sexta-feira, no período de contraturno escolar, com atividades de judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.

Em 2024, o programa atende 83 escolas e 33 CMEIs, contemplando cerca de 10 mil alunos do C3 ao 5º ano, com idades de 3 a 11 anos.

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.