Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Largada da 15ª prova pedestre será às 8 horas, na Av. dos Estudantes. Novidade é a alteração do percurso. Competição tem segundo maior público de sua história

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), promove nesta sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, a 15ª edição da Prova Pedestre Adriana de Souza. A largada será a partir das 8 horas, em frente ao antigo Fórum de Ibiporã, na Avenida dos Estudantes, 351, com chegada no mesmo local.

Esta edição tem o segundo maior público de sua história – 1214 inscritos, perdendo apenas para 2013, quando 1300 pessoas participaram da competição. Corredores de 53 municípios se inscreveram para a prova, sendo o mais distante Rio de Janeiro.

A prova está dividida em quatro categorias – mirim (750 metros), infantil (1 km) e adulto (4 e 8 km). A grande novidade desta prova é a alteração do percurso, que será todo plano. A categoria adulta terá largada simultânea, às 8h50, e, devido a alterações no trajeto, os oito quilômetros consistirão em duas voltas na Avenida dos Estudantes. Durante a prova, haverá seis postos de hidratação com água e frutas para os competidores. “Após a largada em frente ao antigo Fórum, os competidores percorrerão a Avenida dos Estudantes até a esquina com a Rua Armando Tonelli, onde virarão à esquerda e seguirão até a Rua Guilherme de Melo, virando novamente à esquerda até a Rua Alberto Spiacci, até retornarem novamente à Avenida dos Estudantes. Os atletas participantes da prova de 4 km seguem para a chegada, enquanto os atletas dos 8 km retornam pela rotatória da Avenida Souza Naves repetindo o trajeto", explica o secretário municipal de Esportes, Jayme Lino.

Lino comenta que a alteração no trajeto atende a uma reivindicação dos competidores. “Este ano os atletas correrão apenas na parte plana da avenida, tornando a prova mais rápida e competitiva”, afirma o secretário. A prova pedestre Adriana de Souza é uma das maiores do Paraná, e vem sendo cada vez mais prestigiada pela sua organização, percurso estratégico, além de ser uma das poucas provas gratuitas do estado. Oitenta por cento dos participantes da prova correm por lazer, objetivando a superação dos próprios limites”, expõe o secretário de Esportes.

Os irmãos Eduardo Cesar de Oliveira e Elessandro Aparecido de Oliveira, campeões da prova do ano passado na principal categoria, Fernando Alex Fernando, José Nascimento, Luzia de Souza, Elenice Pereira de Souza e Adriana da Costa, bicampeã da competição, são alguns dos nomes de destaque no atletismo nacional que participarão da prova pedestre.

Mais de R$15 mil serão distribuídos em prêmios, contemplando 186 atletas nas categorias Geral e Municipal. Noventa e três corredores de Ibiporã serão premiados como forma de incentivo.

O nome da prova é uma homenagem à atleta de Ibiporã, Adriana de Souza, destaque nacional das corridas de rua. Dentre os títulos conquistados estão o vice-campeonato da Corrida de São Silvestre, em 2002, o bicampeonato sulamericano de Cross Country e o tricampeonato da Copa Brasil de Cross Country, além de destaque regional no Campeonato Paranaense nos últimos anos.

A 15ª Prova Pedestre Adriana de Souza que é promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Unimed Relva Verde e o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMAE.

Kit do Competidor

O kit do competidor, que contém um chip de cronometragem e o número de peito, deverá ser retirado na Secretaria de Esportes, (Rua João Barreto 505, Jardim Pérola), pelos participantes de Ibiporã e também por aqueles que moram até 50 km do município, até esta quinta-feira (30), das 8 às 17 horas, na Secretaria de Esportes (Rua João Barreto 505, Jardim Pérola). Para retirar o kit é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os competidores que moram além destes 50 km deverão retirar o kit no dia da competição.

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.