Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade do Estado do Paraná, que possuem cerca de mil adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, contaram com a participação de 893 internos no Projeto Caratê em 2015, segundo relatório divulgado pelo Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) da Secretaria de Estado da Justiça.

Para o diretor do Dease, Pedro Giamberardino, o projeto, além de contribuir para um processo de construção e reconstrução de projetos de vida dos internos, estimula a redução da exposi¬ção em situação de risco social. “Foram ofertados saberes teóricos e práticos na área do caratê tradicional, considerando toda a base filosófica desta arte marcial, através de ações socioeducativas, garantindo a integração social e a defesa dos direitos a cidadania, além de contribuir para a reinserção na sociedade”.

Para ele, o projeto proporcionou não só uma atividade de desenvolvimento físico, mas prin¬cipalmente o acesso a uma filosofia de vida com valores fortes e expressões de limites e disciplina, que contribui na formação da personalidade. “Os participantes tiveram a oportunidade, por meio de atividades contextu¬alizadas e integradas, de acesso aos lemas do caratê e as noções de valores e limites. Estes valores são de grande importância nessa faixa etária em que transitam da adolescência para a vida adulta, visando uma melhor qualidade de vida e participação cidadã”, ressalta Pedro Giamberardino.

Os instrutores de caratê são filiados à Federação Paranaense de Caratê Tradicional. A equipe de instrutores é acompanhada por técnicos pedagógicos e um coordenador geral do projeto, o que permite um trabalho articulado e qualificado em todas as regiões do Estado.

O Projeto Caratê terá continuidade nas unidades de todo Paraná no primeiro semestre de 2016.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.