Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atletas atuam na equipe do Iate Grilos Team Londrina, recentemente campeã da primeira etapa do Campeonato Brasileiro; projeto conta com patrocínio da Prefeitura desde 2015

Londrina terá quatro representantes na seleção brasileira de Caiaque Polo que disputará o Torneio Júnior Internacional, reunindo atletas sub-21 da modalidade. A competição será realizada em Belfast, na Irlanda do Norte, de 19 a 24 de julho. Três atletas da equipe Iate Grilos Team Londrina – Diego Yuji Oda Martins, Gabriel Moreira de Jesus e Pedro Henrique Caselato – estão entre os sete jogadores convocados pelo Brasil. O treinador do time londrinense, Leonardo Colomera, será o técnico neste torneio, selecionado pela primeira vez para exercer essa função.

A chamada dos atletas e técnico de Londrina, pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), ocorreu em abril de 2022, após a disputa da Copa Brasil, em São Miguel Arcanjo (SP). Na ocasião, Londrina participou com duas equipes, terminando em 3º e 4º lugar no masculino, e em 2º no feminino.

Há cerca de três semanas, o Iate Grilos Team conquistou a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, disputado em Londrina, com vitórias das equipes adultas no masculino e feminino. A segunda etapa do torneio será disputada em outubro deste ano, em Itapoá (SC), valendo como seletiva de vagas para o Sul-Americano na Argentina, em dezembro.

O quarteto londrinense embarcou nesta terça-feira (12) rumo a Frankfurt, na Alemanha. Depois, eles seguem para Londres e, por fim, desembarcam em Dublin, na Irlanda, antes de chegarem finalmente a Belfast, onde o Torneio Júnior Internacional será realizado.

Pedro Henrique Caselato já havia sido convocado para a seleção em 2018, no Sul-Americano de Londrina, e Gabriel Moreira de Jesus, em 2019, para o Pan-Americano em São Miguel Arcanjo. Já Diego Yuji Oda Martins foi selecionado pela primeira vez.

O técnico Leonardo Colomera, que também é atleta da seleção brasileira sênior e faturou diversos títulos como jogador, contou sobre a sensação de comandar os jovens do Sub-21 no Torneio Júnior Internacional. Como atleta, Colomera participou de três Mundiais, cinco Pan-Americanos e mais dois Sul-Americanos. “É muito gratificante agora estar na posição de treinador, uma grande honra poder passar todo o meu conhecimento e experiência para a garotada mais nova. Fui convocado no lugar do técnico Paulo Cesar Pereira dos Santos, que não poderá viajar, e estou muito motivado para desempenhar bem essa função”, disse.

Colomera informou que os atletas convocados para a seleção vêm se preparando, desde março, com baterias intensas de treinos. “Até a semana passada tivemos vários treinamentos focados nas dificuldades de cada atleta, para chegarmos forte no torneio internacional. Não tivemos muito tempo para preparações tão abrangentes, mas os atletas estão em ótimo nível, e a meta é chegar no melhor estado possível para a disputa do mundial”, contou.

Ainda segundo o treinador, o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), ao time de caiaque polo é indispensável para o desenvolvimento e fortalecimento da modalidade na região. O time recebe o Feipe desde 2015, e o projeto está inscrito novamente na segunda fase do edital de 2022. “Sem dúvida alguma, este incentivo é de grande importância, pois sem tal suporte os atletas não teriam ingressado a este esporte e tampouco chegado até a seleção brasileira, podendo representar o país e viajando para disputar competições internacionais”, afirmou.

O assessor de Esportes e Eventos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sandro Henrique dos Santos, destacou a relevância dos esportes de canoagem para Londrina. “Temos a paracanoagem, sempre vitoriosa e destaque incrível em nível internacional, com medalhistas e campeões mundiais, bem como a canoagem e suas ramificações, referência nacional, incluindo o caiaque polo. Há uma forte parceria da FEL com o Iate Clube e escola de canoagem, que promovem um trabalho maravilhoso na cidade, revelando talentos e galgando degraus importantes. Realizamos neste ano o Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo em Londrina, dentro dos Jogos de Aventura e Natureza, e o Londrina saiu campeão. São frutos do comprometimento de todos neste projeto, estamos na torcida e desejamos sorte e sucesso no Mundial agora. Que venham ótimos resultados”, frisou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.