Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com um total de 18 equipes do Estado de São Paulo e Paraná, competição será nos dias 23 e 24 de março com entrada gratuita

Com um número recorde de equipes inscritas, a etapa Infantil da XV Taça Yakult de Beisebol reunirá 269 atletas no próximo fim de semana – 23 e 24 de março. Os times virão de diferentes cidades do Estado de São Paulo e do Paraná para disputas no sábado e no domingo, a partir das 8h, no Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo.

Organizada pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), a competição reunirá atletas de 11 e 12 anos de idade. No sábado, os times serão divididos em dois grupos de cinco equipes e dois grupos de quatro equipes. Os campeões de cada grupo farão a semifinal e a final no domingo.

“Da forma como estamos tendo procura, deveremos ter muito mais equipes nas próximas competições durante o ano. E isso é muito bom para o beisebol brasileiro”, comemora o responsável pelo Departamento Técnico da CBBS, Ricardo Iguchi. De acordo com o dirigente, essa procura se deve ao excelente desempenho da Seleção Brasileira de Beisebol nos Jogos Pan-americanos 2023, realizados no Chile, quando conquistou uma medalha de prata inédita.

As equipes que disputarão a XV Taça Yakult de Beisebol Infantil são Nippon Blue Jays, Anhanguera, Cooper Clube, Gecebs, Gigante, Mogi das Cruzes, Atibaia, Indaiatuba, Tozan, Londrina, Maringá, Nikkei Curitiba Azul, Nikkei Curitiba Branco, Pinheiros Azul, Pinheiros Branco, Bastos, Marília e Presidente Prudente.

“Estamos com uma excelente expectativa para essa competição, que também reúne pais e familiares dos atletas. É uma grande confraternização”, acentua Ricardo Iguchi. Somando com a etapa Pré-Júnior – realizada nos dia 16 e 17 de março – a XV Taça Yakult de Beisebol reunirá um total de 482 atletas.

Reconhecimento

Desde o começo de 2024, dois atletas do Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult assinaram contratos com times profissionais. Em fevereiro, o arremessador Mathias Yuzo Sato, de 17 anos – formado pelo time Atibaia – assinou seu primeiro vínculo profissional para jogar por sete anos com o Seattle Mariners, nos Estados Unidos. O jovem atleta fez parte do Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult por três anos.

Em janeiro, foi a vez de Vinicius dos Santos, também do time Atibaia, assinar seu primeiro contrato profissional com vínculo de sete anos com o San Francisco Giants, na República Dominicana. Jogador de campo externo, o jovem de 16 anos formado pelo time de Indaiatuba, que treinava no CT/Academia há três anos, já representou a Seleção Brasileira algumas vezes. A última participação foi no Sul-Americano Sub18 realizado na Argentina no final de 2023, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato.

Desde janeiro de 2017, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol da Yakult é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta da CBBS e da Major League Baseball (MLB) – principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos. Considerado o melhor estádio de beisebol da América Latina, o CT/Academia possui 226 mil m2 de área total, comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, fisioterapia e treinamentos, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros.

Tradicional apoiadora de beisebol no Japão, onde mantém o time profissional Tokyo Yakult Swallows, a Yakult investe neste esporte no Brasil desde 1999. A empresa é responsável pela manutenção do CT/Academia e dá apoio a algumas competições ao longo do ano. “O objetivo da multinacional é estimular o gosto pelo beisebol em crianças e jovens brasileiros”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

Adenilde Bringel/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.