Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Temporada foi de conquistas e bons resultados para as equipes no feminino e no masculino; projeto conta com patrocínio da Fundação de Esportes

Em encontro realizado nesta semana, na sede da Prefeitura de Londrina, o diretor-presidente da Fundação de Esportes (FEL), Marcelo Oguido, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, receberam integrantes da equipe da APVE Londrina Basketball. A reunião ocorreu na segunda-feira (19) e estiveram presentes o diretor da APVE, Marival Mazzio Junior, e o gerente de Comunicação e Marketing da agremiação, Júlio Sodré. Eles conversaram com os gestores municipais e apresentaram um balanço sobre os resultados conquistados em 2022, além dos objetivos para a próxima temporada.

Neste ano, o time londrinense de basquete faturou o título dos Jogos Abertos do Paraná e ficou com o vice-campeonato paranaense no projeto masculino. Já a equipe feminina adulta terminou em terceiro lugar no estadual, e o Sub-18 conquistou pela primeira vez, em 34 anos, os Jogos da Juventude do Paraná. Na categoria Sub-17, as garotas levantaram o troféu do estadual e ainda formaram a base da seleção paranaense que ganhou a etapa nacional dos Jogos da Juventude.

O projeto da APVE Londrina Basketball é patrocinado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). O apoio financeiro abrange as categorias de base, a partir do Sub-12, até as equipes adultas.

O diretor da APVE, Marival Mazzio Junior, que também treina as equipes femininas do Sub-17 e adulta, disse que o ano de 2022 rendeu resultados importantes para o projeto de basquete, mesmo no contexto de retomada da pandemia. “Como ainda não sabíamos ao certo como seria a logística de competições das categorias de base no processo de retorno, achamos mais prudente não enviar algumas de nossas equipes. Mesmo com isso, ao longo do ano tivemos excelentes conquistas e resultados. No feminino, obtivemos troféus e ainda pudemos ganhar um título nacional em nível escolar com as atletas de Londrina formando a seleção paranaense. E o time masculino ganhou os Jogos Abertos e ficou em segundo lugar no Paranaense, perdendo apenas para o Pato Basquete, que disputa o Novo Basquete Brasil e conta com um investimento bem alto”, valorizou.

Junior enfatizou que o apoio da Prefeitura, via Feipe, traz grande contribuição para o desenvolvimento da APVE Londrina Basketball. “Trata-se de um incentivo de suma importância, já que os projetos, nas diferentes categorias, conseguem custear valores de transporte, arbitragem e alimentação com recurso do Feipe, além de obter bolsas de auxílio aos atletas das equipes, uniformes e suporte em outras situações. Esperamos continuar contando com esse apoio e vamos tentar, em 2023, participar de mais competições tanto no masculino como no feminino. Esperamos que a próxima temporada seja ainda melhor”, afirmou.

Para o diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, o caráter social e de incentivo à juventude é um dos motores principais do trabalho desenvolvido no basquete londrinense. “Oportunizar aos jovens a inserção nas equipes de base, com atividades saudáveis e produtivas, bem como estimular a formação de novos talentos são os pilares da APVE. Tendo esse perfil valorizado, o projeto poderá evoluir e aprimorar sua estrutura. Nós, da Prefeitura, iremos apoiar e dar nossa contribuição no que estiver ao alcance. Nesse sentido, é possível buscar mais apoios, não apenas financeiros, para fortalecer os projetos. A cidade já teve períodos gloriosos no basquete e torce muito para que os times atuais cresçam cada vez mais”, comentou.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que o basquete é parte importante da cultura londrinense há muitos anos, e sempre contou com projetos de formação de crianças e adolescentes, até o esporte de alto rendimento. “O londrinense é apaixonado pelo basquete, que já teve equipes históricas e continua realizando um trabalho muito bonito de base com jovens, e também no adulto, representando Londrina em diversas competições com títulos e importantes resultados. O poder público deve incentivar o esporte de forma geral, não somente o basquete, mas também as tantas modalidades existentes na cidade e que fazem trabalhos muito relevantes para a sociedade”, destacou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.