Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinco atletas da Seleção Brasileira de Ciclismo se preparam em Maringá para a final da Copa do Mundo de Pista, que será disputada entre os dias 16 e 18 deste mês em Cáli, na Colômbia. Essa é a terceira etapa da competição que garantirá aos vencedores presença no Campeonato Mundial de Pista, em fevereiro, na França. Os treinos prosseguem até domingo (dia 11).

Com um resultado positivo durante a primeira e segunda etapa, disputadas em Guadalajara (México) e Londres (Grã-Bretanha), nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, os brasileiros conquistaram pontos importantes no ranking mundial e viajam motivados para disputar a terceira etapa.

A equipe brasileira embarca na segunda-feira (12) para Colômbia sob o comando do técnico da Seleção Brasileira de Pista, Emerson Souza, e do diretor de Alto Rendimento, Francisco Florêncio. No masculino, a equipe está composta por quatro atletas: Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Hugo Osteti e Gideoni Monteiro. Pelo feminino, viaja  a atleta Gabriela Yumi. Esses atletas fazem parte do Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, e treinam no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça.

De acordo com o técnico Emerson Silva, os treinos iniciaram no último dia 3 e prosseguem até o próximo domingo (11) em Maringá. Os atletas corrigiram alguns erros detectados durante as duas primeiras etapas e agora estão intensificando os treinos para chegarem prontos para a competição. “Estamos corrigindo falhas e buscando velocidade”, ressalta Emerson Souza.

O diretor de Alto-Rendimento, Francisco Cusco,  destacou que os últimos treinamentos na Suíça foram muito bem aproveitados pelos atletas. Na etapa de Londres, o Brasil apareceu pela primeira vez na história entre os melhores na classificação geral da prova Omnium.

Florêncio também elogiou a estrutura do velódromo onde os atletas estão treinando. “Maringá conta com uma estrutura que abrange tudo que precisamos em um mesmo local. Isso nos possibilita  um maior desempenho nos treinos, além de que essa concentração da estrutura proporciona aos atletas um maior rendimento e desenvolvimento técnico”, concluiu.

Flávio Cipriano (SP)

É o 29° ciclista no ranking de keirin entre 633 atletas do mundo. Este ano foi considerado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o melhor atleta do ciclismo de pista no Prêmio Brasil Olímpico. Em 2014, o atleta ficou em primeiro na classificação geral ao vencer as provas de Fly Lap e Keirin, além de terminar em terceiro nas de Velocidade e Handicap, na prova Omnium Genevois, na Suíça. Venceu título de Grand Prix de Vitesse de Saint Denis, na França, ao superar na final da prova de Keirin o francês Kevin Sireau.

Kacio Freitas – (MG)

Em 2014 foi medalha de bronze no Pan-Americano de Ciclismo de Pista de Aguascalientes (México). Também foi medalha de bronze no Sul-Americano do ano passado no Chile.

Gideoni Monteiro –(CE)

É o 31° no ranking de Ominiun entre 606 atletas do mundo.  Foi o melhor do Brasil na Copa do Mundo de Pista em 2012; Campeão da Volta Ciclística de Roraima em 2013, quando também  conquistou medalha de ouro no Pan-Americano na perseguição individual em Mar Del Prata. Em novembro último, venceu a prova do Campeonato Suíço de Ciclismo de Pista.

Hugo Osteti – (SP)

Oriundo do BMX, passou dois meses em treinamento no Centro Mundial de Ciclismo e participará pela primeira vez de uma prova de pista.

Gabriela Yumi (PR)

Foi campeã dos Jogos Pan-Americanos da Guatemala, na prova de keirin júnior  e vice-campeã  na prova de velocidade também do Pan-Americano de Aguascalientes, onde conquistou medalha de prata. Em 2014, ela também se destacou no Irish International Track GP, competição realizada, em Dublin, na Irlanda. Além da medalha de ouro ela ainda bateu o recorde da pista na Flying Lap (Volta Lançada), pela prova Omnium. Em 2012 foi eleita a melhor ciclista brasileira pelo Comitê Olímpico Brasileiro quando tinha apenas 17 anos.

Imprensa/CBC

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.