Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A equipe feminina saiu vitoriosa contra as atuais campeãs paralímpicas e o time masculino perdeu para os donos da casa; a competição faz parte da preparação para o Campeonato Mundial

A seleção brasileira de goalball feminina, modalidade paradesportiva voltada para deficientes visuais, foi campeã da Copa Ancara, na Turquia, na última terça-feira (19), em cima das anfitriãs turcas, por 10 a 3. A competição faz parte da preparação para o Campeonato Mundial, marcado para dezembro, em Portugal, onde o ganhador e o vice garantem vaga direto para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.

A Copa Anca foi disputada no formato de todos contra todos, onde os dois melhores participaram da final e o terceiro e quarto disputaram o bronze. Na primeira fase a equipe brasileira ficou em segundo lugar, atrás da Turquia, seguida pelo Japão e Egito. As brasileiras venceram o Japão por 6 a 3 e o Egito por 11 a 1. Após se classificarem pelo saldo de gols para a final, a equipe tinha pela frente um time que havia vencido os dois jogos na primeira etapa: 7 a 6 e 12 a 6.

A equipe entrou concentrada para a final e esteve sempre à frente no placar, vencendo por 3 a 1. Na etapa complementar, as turcas forçaram os arremessos e cometeram diversas penalidades que foram aproveitadas pelas brasileiras, as quais fizeram metade dos gols nas infrações das oponentes. Jéssica Vitorino fechou o jogo com seis gols, seguida por Kátia e Moniza, que marcaram cada uma dois gols.

O time masculino, mesmo após ter vencido os turcos (7 a 5), um pouco mais cedo, na partida da fase de classificação, perdeu para a seleção masculina turca na final pelo placar de 5 a 2 e ficou com a medalha de prata. Cada finalista foi para a decisão com nove vitórias e uma derrota, mas o sistema defensivo adversário funcionou melhor e parou as investidas dos brasileiros.

O técnico da seleção brasileira de goalball feminino, Márcio Rafael, de Londrina, falou sobre a importância da conquista do título. “É um resultado histórico para o Brasil. Nós não tínhamos ganhado da seleção turca desde que o goalball se tornou essa potência dentro do esporte. As meninas jogaram muito bem”, disse o treinador, que complementou falando sobre os próximos passos da equipe. “Agora nós estamos nos preparando para o Campeonato Mundial em Portugal, que vai acontecer entre os dias 5 e 17 de dezembro”, adiantou.

Isabely Ramos/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.