Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista, que irá representar o Brasil no Mundial da França, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, entra na última fase de preparação superando grandes desafios. A adaptação ao fuso horário e alimentação diferenciada, além de encarar o frio extremo, que chega aos 2ºC negativos, são parte da rotina de treinos dos brasileiros na Suíça, onde ficam concentrados no Centro Mundial de Ciclismo até o próximo dia 13.

Segundo o técnico Emerson Silva, que acompanha pessoalmente os atletas no Centro Mundial de Ciclismo, o programa de treinos vem sendo realizado a todo vapor, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para o Mundial, que é classificatório para Rio 2016. “Estamos na fase final de preparação para o Mundial. Esse momento é muito importante para corrigirmos os últimos detalhes, podendo entrar na pista confiantes em bons resultados. O grupo está bastante motivado”, declarou Emerson Silva.

Os atletas brasileiros enfrentam uma rotina pesada de oito horas de treinos diárias. Os treinos acontecem no velódromo e na Estrada, intercalados com sessões de academia e fisioterapia. Além de todas as dificuldades, o grupo ainda precisa superar a saudade da família e dos amigos. A seleção principal de Ciclismo de Pista brasileiro faz parte do Projeto de Intercâmbio da CBC, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, há mais de um ano, e neste período, vem alcançando resultados inéditos para o pais.

Alimentação

Outro fator interessante na rotina da seleção, fica por conta da alimentação completamente atípica da encontrada no Brasil. O cardápio é selecionado por profissionais da União Ciclística Internacional e contam com carnes exóticas, além da ausência do tradicional arroz com feijão. “Nossa alimentação é totalmente diferente da habitual que estamos acostumados no Brasil. Não temos arroz com feijão, mas comemos bastante verdura, legumes, e outras fontes de carboidratos e proteínas que complementam a dieta da forma como ela deve ser para um atleta de alto rendimento”, destacou Gideoni Monteiro, atleta da seleção.

A relação de vagas e países participantes do Mundial 2015 só será divulgada após a realização do Campeonato Asiático de Ciclismo de Pista, que começou no último dia 4 e segue até 9 de fevereiro.  Antes mesmo da confirmação oficial, o técnico informou que matematicamente a presença brasileira está garantida, só resta saber a quantidade de atletas que poderão ser utilizados. “Estudando o ranking internacional e o desempenho da seleção nas últimas competições, podemos afirmar que a participação está garantida. O que estamos aguardando é a quantidade de vagas que teremos disponíveis”, argumentou Emerson.

Atualmente a seleção têm quatro atletas do Ciclismo de Pista treinando na Suíça em preparação para o Mundial: Gideoni Monteiro, Flávio Cipriano, Kacio Freitas e Hugo Osteti. Os atletas são supervisionados diariamente pelo técnico Emerson Silva, além de toda a equipe multidisciplinar da UCI.

Assimp/CBC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.