Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando 2018 começou, Maristela Silva Pedro Santos, de 38 anos, estava com 91 quilos e se preparava para fazer uma cirurgia no esôfago para sanar o problema de refluxo que a incomodava constantemente. Seu peso elevado, no entanto, impedia a realização do procedimento. Era hora de aliviar a balança, orientou o médico.

A rotina de exercícios físicos teve início com caminhadas leves e voltas de bicicleta, mas foi ao começar a correr que Maristela encontrou um novo caminho para sua vida. Já em abril, ela decidiu se inscrever em uma prova de rua em Londrina. Saiu de lá com o segundo lugar. Desde então, foram mais seis disputas. E seis pódios. “Eu não tinha nem noção do que era uma corrida de rua”, revela.

Com as corridas e hábitos alimentares mais saudáveis, Maristela Silva Pedro Santos perdeu mais de 30 quilos em menos de um ano. Atualmente, pesa 57 quilos. “Minha autoestima estava muito abalada. Eu jamais esperava essa reviravolta”. Casada e mãe de duas filhas, ela mora no Conjunto Sebastião Moura Tresse, em Tamarana. Para ir e voltar do trabalho, na unidade da Cocamar na cidade, onde atua como zeladora, Maristela corre cerca de seis quilômetros. E ainda tem pique para treinar antes e depois do expediente.

“Eu não posso ver uma pista que me dá vontade de correr. Ganhei saúde e ainda estou ganhando pódio”, comemora Maristela, que, graças aos resultados impressionantes, passou a fazer parte da equipe de corredores Os Tucanos, de Rolândia.

O próximo – e talvez maior – desafio na trajetória meteórica da zeladora atleta será correr na 94ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP), na segunda-feira (31). Para ela, o resultado da tradicional prova terá pouca importância se comparado com tudo que conquistou neste curto espaço de tempo. “Quando estou correndo, estou realizada e de bem com a vida”, afirma.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.