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Coordenado pelo Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL), um estudo vai identificar os motivos para a prática esportiva entre os jovens durante as etapas finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O público-alvo serão os estudantes atletas que disputarão as finais B (12 a 14 anos), que começam nesta sexta-feira (1°), em Apucarana, e A (15 a 17 anos) em Arapongas, em agosto.

“Queremos verificar os reflexos dos Jogos Escolares na vida do aluno. É uma política das secretarias estaduais da Educação e do Esporte e do Turismo”, comenta Márcia Tomadon, coordenadora geral dos JEPs. “Os resultados dessa pesquisa deverão ser utilizados pela coordenação dos jogos como fonte de aprimoramento das suas realizações e divulgação dos benefícios da atividade”, conclui o assessor de Ação Estratégica e Gestão de Projetos da Secretaria do Esporte e do Turismo, Antonio Carlos Dourado.

O secretário estadual da pasta, Douglas Fabrício, destacou a importância do estudo. "Toda pesquisa traz informações que são importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho."

De acordo com o professor doutor Helio Serassuelo Junior, coordenador do trabalho, o pesquisa será realizada com base no instrumento Participation Motivation Questionnaire – PMQ, criado em 1983 pelos pesquisadores Gill, Gross e Huddleston. O PMQ é composto por 30 questões equivalentes ao elenco de possíveis motivos que possam levar jovens a praticarem esporte, agrupadas em oito fatores de motivação: reconhecimento social; atividade em grupo; aptidão física; emoção; competição; competência técnica; afiliação; e diversão.

Em seu delineamento, o entrevistado indica o grau de importância que mais se aplica para a sua prática de esporte, mediante escala de medida tipo Likert de cinco pontos (1= nada importante a 5 = muito importante).

“Em síntese, identificar e dimensionar os motivos para a prática esportiva em jovens pode oferecer o melhor ambiente possível para que estes atletas aprimorem suas experiências, auxiliando os profissionais da área de Educação Física na elaboração de projetos esportivos com um clima motivacional favorável”, explica Serassuelo. “E, ainda, propicia a identificação dos motivos subjacentes à prática de esporte e possibilita aos jovens atletas tornarem-se mais otimistas e saudáveis”, conclui.

De acordo com ele, outro resultado do estudo é que a universidade poderá transformá-lo em publicações para revistas científicas, dissertações e teses na área de Educação Física e Esporte, alinhando a aproximação entre o meio acadêmico das universidades e os ambientes reais de execução das práticas esportivas, que são os Jogos Oficiais do Paraná. “Iniciativas como essa tendem ao esclarecimento dos efeitos causados pela prática esportiva na formação do ser humano”, conclui Dourado.

AEN

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