Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pela primeira vez no Parapan, a londrinense vai disputar as provas de paraciclismo em Estrada e Pista; a competição será realizada na cidade de Santiago, no Chile, a partir do dia 17 de novembro

Na última terça-feira (26), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os paratletas de 10 modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile. E entre os convocados está a paraciclista londrinense, Victória Barbosa, que estreia na competição pela classe C2. Os Jogos Parapan-Americanos começam no dia 17 de novembro e vão até o dia 26 do mesmo mês.

Barbosa começou no paraciclismo em 2015, após sofrer uma lesão jogando basquete. E só depois de se formar em Educação Física, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no mesmo ano, que a paratleta começou a ter mais contato com o meio do paraciclismo. Em 2018 Barbosa decidiu que iria praticar o paraciclismo como atleta, e já em 2019 ela começou a participar das primeiras competições fora do país.

Neste ano, Barbosa participou de um training camp promovido pela União de Ciclistas Internacional (UCI), na Suíça. Também já disputou outras competições dentro e fora do Brasil, como Itália, Estados Unidos, Bélgica e Escócia. Recentemente, a paratleta foi destaque na Copa Brasil de Paraciclismo, onde foi campeã na prova de contrarrelógio.

A paratleta está bem animada por ser convocada pela primeira vez para os Jogos Parapan-Americanos e ressaltou que a convocação era um de seus objetivos. Agora, o foco está nos treinamentos, que estão mais intensos e voltados para a competição internacional. Nos Jogos, ela vai participar das provas de Estrada, contrarrelógio e resistência, e de Pista.

Victória Barbosa tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Ela contou que o patrocínio é muito importante para sua trajetória profissional, já que traz condições para participar dos torneios e campeonatos. “O recurso do Feipe se faz fundamental para a gente conseguir estar nessas competições, que muitas vezes são fora do país ou em outro estado. Então é de extrema importância, além de ser necessário para adquirir materiais esportivos”, detalhou.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, comentou que é uma grande alegria ter mais uma londrinense se destacando em eventos esportivos mundiais. “A Victória é uma atleta que se esforça bastante, tem um grande trabalho sendo desenvolvido ali. Ela representa muito bem a cidade de Londrina, o Paraná e o Brasil. Nós torcemos muito para que ela tenha uma boa competição no Parapan e que se classifique para as Paralimpíadas de Paris, em 2024”, afirmou.

Jogos Parapan-Americanos 2023

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago contarão com 17 modalidades, nas quais o Brasil estará representado por 169 atletas. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) já convocou atletas em 10 modalidades diferentes, abrangendo badminton, ciclismo, futebol PC, goalball, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, judô e tênis de mesa.

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.